Acontece na noite desta quarta-feira (11), em Brasília, a final do Miss Brasil 2011. Diferente do que foi publica no site do G1, a candidata de Mato Grosso do Sul continua na disputa, porém a do Mato Grosso foi desclassificada por não comparecer ao ensaio final, de acordo com a organização do evento.

Como a candidata do Espírito Santo também foi desclassificada, 25 continuam na disputa para representar o Brasil no Miss Globo Internacional, que será realizado em outubro.

A vencedora da seleção brasileira do ano passado, Monique Paim, ficou com a terceira posição na etapa mundial do concurso e venceu na categoria melhor traje típico, com uma roupa de baiana.

“O Miss Globo é o concurso de beleza internacional em que as brasileiras têm conseguido melhores resultados”, destaca o diretor do Miss Brasil, Danilo D’Ávila. A última vitória brasileira foi em 2003, com Helen da Silva.

A final do concurso é realizada em Brasília desde 1994. Um júri formado por autoridades e técnicos vão avaliar as candidatas, que vão desfilar com maiô, traje típico e de gala. “Uma miss tem que saber conversar. A análise é no conjunto: tem que ser bonita, boa de passarela e tem que ter carisma, que é fundamental. A miss vencedora é aquela que entra no concurso determinada a ganhar”, diz D’Ávila.