Mesmo com proibição, espanhóis protestam antes de eleições
Centenas de jovens espanhóis acamparam neste sábado em Madri e em outras cidades para protestar contra o alto desemprego e a austeridade econômica, desafiando uma proibição de manifestações antes das eleições locais. O número de manifestantes, apelidados de “os indignados”, deve aumentar ao anoitecer, depois de 25 mil pessoas terem se aglomerado na principal praça […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Centenas de jovens espanhóis acamparam neste sábado em Madri e em outras cidades para protestar contra o alto desemprego e a austeridade econômica, desafiando uma proibição de manifestações antes das eleições locais.
O número de manifestantes, apelidados de “os indignados”, deve aumentar ao anoitecer, depois de 25 mil pessoas terem se aglomerado na principal praça de Madri na noite de sexta-feira.
Os manifestantes também se juntaram em Barcelona, Valência, Sevilha, Bilbao e outras cidades, como fizeram durante toda a semana, pedindo para que as pessoas não votem nos dois principais partidos da Espanha, o Socialista, que está no poder, e o Partido Popular, de centro-direita. As eleições locais ocorrerão neste domingo.
Temendo a violência, o governo não reforçou uma proibição a manifestações, que passou a vigorar à meia-noite e proíbe eventos políticos às vésperas das eleições.
“Estou protestando porque não tenho futuro em relação a emprego na Espanha, embora tenha finalizado minha graduação em turismo”, afirmou Inma Moreno, de 25 anos, na praça Puerta del Sol. “Isto aqui deve deixar as classes políticas cientes de que algo não está correto.”
Os socialistas, culpados pelos manifestantes pela maneira como lidaram com a crise econômica, devem sofrer as maiores derrotas nas eleições para 8.116 conselhos municipais e 13 dos 17 governos regionais.
O primeiro-ministro, Jose Luis Rodriguez Zapatero, que não conseguiu reduzir a maior taxa de desemprego da União Europeia, atualmente em 21,3 por cento, afirmou que respeita os manifestantes.
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Rayssa Leal tira 9,1 na última nota, levanta a torcida e é tricampeã do Super Crown
Em sua primeira volta, Rayssa mostrou muita classe e técnica
Mulher aciona a polícia após ser agredida a socos e chutes por segurança de boate em Campo Grande
Caso aconteceu na madrugada deste domingo (15) e vítima foi até a delegacia registrar boletim de ocorrência
Câmara de Vereadores de Campo Grande não terá expediente na última semana do ano
Prédio passará por manutenções entre 24 a 31 de dezembro
Batayporã adiciona R$ 474,4 mil em contrato com empresa paulista para limpeza pública
Contrato foi fechado com a empresa A S N Ambiental LTDA, com sede em Lençóis Paulista, no Estado de São Paulo
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.