Incêndios consomem lavouras em Chapadão do Sul

Fogo deixou produtores rurais preocupados e a fumaça pode ser vista a 20 quilômetros de distância.

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Fogo deixou produtores rurais preocupados e a fumaça pode ser vista a 20 quilômetros de distância.

O município de Chapadão do Sul, a 330 quilômetros de Campo Grande, registrou dois grandes incêndios em lavouras nesta segunda-feira (15). Segundo o site Jovem Sul News, o fogo deixou produtores rurais de propriedades vizinhas bastante preocupados.

Pela manhã, vários hectares de milho de uma fazenda distante cerca de 20 quilômetros da cidade foram consumidos pelas chamas, cuja causa ainda é desconhecida.

Máquinas da prefeitura, viaturas do Corpo de Bombeiros e pulverizadores de fazendas vizinhas controlaram o incêndio que chegou ultrapassar a rodovia MS-306.

Próximo ao local, a preocupação era com lavouras de sorgo e algodão que corriam o risco de serem atingidas pelas chamas.

Já durante a tarde, ocorreu outro incêndio, desta vez em proporções bem maiores, na Fazenda Campo Bom. A área é arrendada ao Grupo Cerradinho, da Usina Porto das Águas.

Máquinas faziam no local a colheita da cana-de-açúcar e provavelmente uma faísca proveniente de uma colheitadeira pode ter iniciado o fogo, segundo o Corpo de Bombeiros.

Vários caminhões-pipa, brigadas de combate a incêndio, Corpo de Bombeiros e tratores com grades e patrolas se uniram para evitar que o fogo se alastrasse para lavouras vizinhas e a outros talhões de cana.

Aterros foram feitos ao redor dos talhões para impedir o avanço das labaredas. Alguns focos se alastraram para a palhada de milho, porém, foram imediatamente extinguidos.

A cortina de fumaça que se formou podia ser vista a mais de 20 quilômetros de distância.

Nesta tarde a umidade do ar chegou aos 12% em Chapadão do Sul, segundo coleta feita pela Estação Meteorológica local. O vento de 23 quilômetros por hora favoreceu o início de incêndios.

(Com informações do site Jovem Sul News)

Conteúdos relacionados