Ibama flagra plantio de soja transgênica na Serra da Bodoquena
Em uma operação no Parque Nacional da Serra da Bodoquena e em fazendas próximas, o Ibama/MS flagrou 88,3 hectares de plantio de soja ilegal. De acordo com o Ibama/MS, desse total, 17,9 hectares estavam dentro da área do Parque. A equipe conjunta de técnicos do Ibama de Mato Grosso do Sul, Goiás e do ICMBio […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Em uma operação no Parque Nacional da Serra da Bodoquena e em fazendas próximas, o Ibama/MS flagrou 88,3 hectares de plantio de soja ilegal. De acordo com o Ibama/MS, desse total, 17,9 hectares estavam dentro da área do Parque.
A equipe conjunta de técnicos do Ibama de Mato Grosso do Sul, Goiás e do ICMBio Chico Mendes percorreu os limites do parque durante três dias munida de kits que permitem a verificação “in loco” do tipo de soja plantada no local. Ao todo, foram escolhidos 39 alvos localizados ao longo do entorno do parque.
Os alvos foram escolhidos com base no decreto 5950 de 31 de outubro de 2006 que “ estabelece os limites para o plantio de produtos geneticamente modificados em áreas que circundam as unidades de conservação”.
No caso do Parque Nacional da Serra da Bodoquena o limite para o plantio da soja é de 500 metros a partir do seu perímetro, na zona de amortecimento é totalmente proibido na área interna do parque. As regras foram definidas pelo Conama para preservar a integridade da biodiversidade do parque sem riscos de seu comprometimento.
O parque tem 76 mil hectares e está localizado numa região ainda preservada do Estado de Mato Grosso do Sul e tem por perto o Campo dos índios, a Reserva indígena Kadwéu, uma área também ainda preservada e que demanda atenção especial do Ibama no Estado pela proximidade entre as duas unidades que precisam ser protegidas.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Previsão indica chuvas e ventos em MS nesta sexta-feira
Monitoramento informa chance de chuva acompanhada com queda de granizo
Depois de ingerir ‘kit de vodca com energético’ e empinar moto, rapaz cai e acaba preso
Acusado estava embriagado e utilizou uma faca
[ BASTIDORES ] Gripe quase impediu leitura de ‘lista centenária’
Férias estão entre os assuntos quentes dos parlamentares
Milei pode ser ameaça a direitos trabalhistas em acordos do Mercosul
O peso da China O PT quer impor regras de respeito aos direitos trabalhistas, direitos humanos e sindicais via Conselho do Mercosul. O Brasil aguarda, preocupado, a proposta de agenda da Argentina para o bloco, que presidirá o Conselho no 1º semestre de 2025. O presidente Javier Milei não nutre nenhuma simpatia pelo Mercosul e…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.