O furacão ‘Hilary’ segue ganhando força nesta quinta-feira e já alcançou categoria 3 na escala Saffir-Simpson (de no máximo de cinco) em frente ao litoral do Pacífico mexicano, informou o Serviço Meteorológico Nacional (SMN).

As autoridades mexicanas estabeleceram zona de alerta pelo risco de chuvas intensas a torrenciais nos estados de Guerrero e Oaxaca.

O furacão estava a 120 quilômetros ao sul de Acapulco, no estado de Guerrero, e se deslocava em direção ao oeste a 17 km/h, indicou o SMN em seu último relatório.

‘Hilary’ registra ventos sustentados de 185 km/h, sequências de 215 quilômetros e seu índice de periculosidade passou de ‘forte’ para ‘severo’.

A previsão é que o fenômeno possa gerar deslizamentos de terra e inundações nas áreas serranas, além de ventos fortes, ondas elevadas no litoral dos estados de Guerrero e Oaxaca, razão pela qual o SMN recomendou à população dessas regiões que prestem atenção as orientações das autoridades. Este é o sétimo furacão da atual temporada no Pacífico.