Pular para o conteúdo
Cotidiano

Para desburocratizar a ciência, pesquisadores levam debates a bares de Campo Grande e Dourados

O evento é gratuito e acontece nos dias 13, 14 e 15 de maio. Veja programação
Jennifer Ribeiro -
Compartilhar
Imagem ilustrativa. (Divulgação, UFMS)

Entre os dias 13, 14 e 15 de maio, pesquisadores da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), da Embrapa Gado de Corte, da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) e da Fiocruz MS deixarão os laboratórios e salas de aula para irem até bares de Campo Grande para falar de ciência às pessoas, através do festival Pint of Science.

Na capital, o projeto é desenvolvido desde 2018 e tem por objetivo aproximar a comunidade da ciência e das novas descobertas dos pesquisadores de forma descontraída e acessível. Em Mato Grosso do Sul, o Festival também acontecerá em Dourados.

Ana Paula Costa Marques, coordenadora do Festival e professora do Instituto de Biociências da UFMS, explica que este trabalho permite uma interação direta entre pesquisadores e o público, permitindo que surjam discussões mais estimulantes e esclarecedoras.

“Um dos aspectos mais importantes da participação no Pint of Science é a capacidade de comunicar conceitos complexos de forma acessível e envolvente a um público diversificado e interessado”, pontua.

Novos cientistas

Para a coordenadora, levar tais debates a lugares mais descontraídos permite que a comunidade científica inspire novas gerações de cientistas, ao compartilharem suas experiências.

“Os pesquisadores podem despertar o interesse e a curiosidade em estudantes e jovens que estão considerando uma carreira na ciência. Essa inspiração é crucial para o desenvolvimento de uma próxima geração de cientistas motivados e dedicados”, afirma.

Vale lembrar que o Festival já foi levado a outros lugares além de bares, como shoppings, praças e feiras. Isso, na concepção do projeto, permite que os interessados se sintam mais a vontade de questionar e participar da ação por estar em um ambiente mais descontraído.

Pint of Science

O Pint of Science foi criado em 2012 na Inglaterra (Reino Unido) sob o lema “Um brinde à Ciência”. Com adesões a cada ano, o Festival chega a 2024 com realização simultânea em mais de 25 países.

No Brasil, a primeira edição foi em 2015 e, neste ano, o país terá o maior número de cidades participantes de todo o Festival, com 179 municípios de todas as regiões do país. Mais informações e a programação completa podem ser acessadas aqui.

Confira a programação:

Campo Grande

Dia: 13 de maio

  • Tema: Trilha Rupestre em MS, criação e desafio
  • Pesquisadora: Dra. Lia Raquel Toledo Brambilla Gasques – UFMS
  • Local: Capivas Cervejaria – R. Pedro Celestino, 1079
  • Tema: Fósseis da Trilha de Mato Grosso do Sul: registros de outras Eras
  • Pesquisadora: Dra. Patrícia Colombo Mescolotti – UFMS
  • Local: Capivas Cervejaria – R. Pedro Celestino, 1079

Dia: 14 de maio

  • Tema: Avanços no controle da cisticercose
  • Pesquisadores: Dra. Lenita Ramires dos Santos e Dr. Flávio Ribeiro Araujo – Embrapa Gado de Corte
  • Local: Capivas Cervejaria, R. Pedro Celestino, 1079
  • Tema: Microbiota do Solo e Saúde Pública
  • Pesquisadora: Dra. Alinne Castro – UCDB
  • Local: Capivas Cervejaria, R. Pedro Celestino, 1079

Dia: 15 de maio

  • Tema: Filosofia das físicas e das ciências humanas
  • Pesquisadores: Dr. Weiny César Freitas Pinto – UFMS e Dr. Erickson Cristiano dos Santos – UFMS
  • Local: Capivas Cervejaria, R. Pedro Celestino, 1079

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados