O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Mato Grosso do Sul (Hemosul) terá funcionamento normal em Campo Grande na véspera de Natal, das 7h às 12h, para atendimento à população que deseja fazer doação de sangue ou cadastro de doação de medula óssea.

Por conta das festividades de Natal e Ano Novo, o Hemosul funcionou em dois sábados seguidos, 10 e 17 de dezembro, em horário especial, das 7h às 18h. A decisão de dobrar o expediente nesses dias foi para aumentar a coleta e preparar e reforçar o estoque do banco de sangue para o período festas e férias – nessa época a demanda por bolsas de sangue aumenta, enquanto que as doações tende a diminuir.

Neste sábado (24), o expediente segue em horário normal. Contudo o Hemosul convida as pessoas que não forem viajar para realizar as doações no decorrer de dezembro e janeiro. O único cuidado orientado pela instituição é quanto ao consumo de álcool, pois o doador não deve ter ingerido nenhum tipo de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a coleta de sangue.

O Hemosul está localizado na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 1.304, Centro de Campo Grande. O horário regular de atendimento de segunda a sexta-feira é das 7h às 17h30, e aos sábados das 7h às 12h. Mais informações pelo telefone de contato (67) 3312-1517.

Doador

Para ser doador é necessário ter entre 16 e 68 anos e estar bem de saúde. A pessoa deve estar munida de um documento oficial com foto no ato da doação. Adolescentes só podem realizar doação mediante autorização dos pais ou responsáveis.

Pessoas do sexo masculino podem doar até quatro vezes ao ano e do feminino até três vezes. A cada doação é necessário um intervalo, sendo dois meses para o homem e três para mulheres.

Antes da coleta de sangue as pessoas têm de responder um questionário de saúde. O sangue coletado passa por exames preliminares.