Franquia do sobá vai inaugurar o primeiro restaurante na Capital
O primeiro restaurante da franquia do sobá será inaugurado na próxima segunda-feira (22/08), a partir das 19 horas, na praça de alimentação do Hiper Center Comper, na rua Brilhante, 2702, Vila Bandeirantes. O empreendimento é de empresários descendentes de japoneses e conta com o apoio da Prefeitura de Campo Grande, do Sebrae-MS e da Associação […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O primeiro restaurante da franquia do sobá será inaugurado na próxima segunda-feira (22/08), a partir das 19 horas, na praça de alimentação do Hiper Center Comper, na rua Brilhante, 2702, Vila Bandeirantes. O empreendimento é de empresários descendentes de japoneses e conta com o apoio da Prefeitura de Campo Grande, do Sebrae-MS e da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
A idéia é que a franquia do sobá, lançada em abril deste ano no gabinete da Esplanada Ferroviária, tenha ramificações em outras cidades de Mato Grosso do Sul e, também, em outros estados do país. No primeiro restaurante da iguaria japonesa, no estilo fast food, foram criados doze empregos diretos, sem contar os outros empreendimentos que vão atender toda a cadeia de fornecedores da franquia e que devem gerar mais empregos diretos e indiretos.
“A franquia foi analisada cuidadosamente para manter o padrão do sobá, preservar as características que fizeram dele um sucesso, além de tornar o alimento mais atraente para o consumidor”, informou Edna Antonelli, diretora da Unidade Especial de Criação e Inovação da prefeitura. Ela aposta no projeto como fator diferenciador do produto, capaz de agregar valor ao alimento e expandir o método de produção e comercialização do sobá, nos mesmos moldes do que é feito pelos comerciantes japoneses.
História do sobá – a origem do alimento, como prato típico, está ligada à história da imigração japonesa em Campo Grande, quando as famílias se instalaram na cidade em busca de oportunidades de trabalho e de uma melhor qualidade de vida.
O sobá foi, no passado, um produto consumido em dias de folga do trabalho na roça, em datas comemorativas e em outros eventos. Na década de 1950, o alimento começou a ser vendido no município, inicialmente para os próprios japoneses que trabalhavam nas colônias e cooperativas agrícolas. Nos anos seguintes (da década de 60), os primeiros comerciantes do sobá iniciaram a venda do produto para o consumidor ocidental, na principal feira livre da cidade.
Em 2006, a iguaria, proveniente da culinária japonesa, foi considerada patrimônio cultural de natureza imaterial de Campo Grande. A medida objetivou identificar, documentar e preservar os saberes, modos de fazer e os lugares onde o alimento surgiu. O reconhecimento continuou em 2009, quando a prefeitura construiu o Monumento ao sobá na Feira central e turística da Capital.
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Em pizzaria de Campo Grande, mulher é agredida com garrafa de vidro pela cunhada
Às autoridades, a vítima disse que não iniciou a discussão e que por ser “temperamental”, a autora cometeu a agressão
Do Pantanal, Coronel Rabelo participa do Domingão do Huck neste domingo
Pantaneiro é reconhecido como transformador no mundo
Estabilidade financeira atrai candidatos no concurso dos Correios
Provas acontecem neste domingo em Campo Grande
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.