Familiares antecipam limpeza e visitas aos túmulos nos cemitérios de Campo Grande
Muita gente com familiares ou amigos sepultados já estão providenciando o asseio das sepulturas para o Dia de Finados; outros já iniciaram as visitas. Fiscais da Semadur iniciaram hoje visitas para delimitar espaço para ambulantes trabalharem, isto para evitar aglomeração ainda maior na porta dos cemitérios.
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Muita gente com familiares ou amigos sepultados já estão providenciando o asseio das sepulturas para o Dia de Finados; outros já iniciaram as visitas. Fiscais da Semadur iniciaram hoje visitas para delimitar espaço para ambulantes trabalharem, isto para evitar aglomeração ainda maior na porta dos cemitérios.
Familiares dos sepultados nos cemitérios municipais de Campo Grande já começaram a limpar os túmulos e a se prepararem para o Dia dos Finados que acontece nesta quarta-feira, 2 de novembro. Muita gente está antecipando as limpezas e visitas para viajar aproveitando o feriado prolongado, no caso de servidores públicos municipais e estaduais.
Dona Luisa Matida, 68 anos, e sua irmã, Isaco Matida, 72 anos, não se importaram com o calor e foram limpar o túmulo dos pais. Com muito cuidado elas limpavam cada canto do jazigo.
Tímidas não quiseram falar muito. Olharam, riram e disseram apenas que estavam ali para deixar o local onde o pai e a mãe estão limpos para receber os outros familiares.
A data que surgiu no século XI como um dia especial para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém se lembrava ou rezava virou tradição. Dois de novembro foi escolhido por ser depois do dia de ‘Todos os Santos’, comemorado pela Igreja Católica em 1° de novembro.
Para receber os visitantes da Capital e interior, os cemitérios municipais se preparam para o maior fluxo de pessoas. Nesta quinta-feira (27), o prefeito Nelson Trad Filho fez uma visita aos cemitérios Santo Amaro, Santo Antônio e São Sebastião.
“A memória das pessoas que passaram são muito importantes para nós”, disse o prefeito sobre o cuidado em preparar o local para receber os familiares e amigos dos mortos.
Pintura nova, gramas e mato cortados, local organizados para os ambulantes, computador para localizar onde o ente querido está enterrado, tudo sendo preparado para que todos possam fazer as visitas sem transtorno.
A prefeitura ainda disponibiliza no site da Semadur (Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) um link para buscar em qual cemitério a pessoa está enterrada.
O secretário da Semadur, Marcos Cristaldo, explica que desde esta quinta (27), 23 fiscais da Secretaria estarão acompanhando a atuação de vendedores ambulantes nas imediações dos cemitérios públicos existentes na cidade.
Dona Isabel da Costa Araújo, que trabalha a 30 anos em frente ao cemitério Santo Amaro, conta que não gosta de sair de lá e ir para o local indicado pela prefeitura. Segundo ela, na frente as vendas são melhores. Mas, afirmou que irá respeitar a determinação e que apesar disso a expectativa de venda é sempre boa. “Eu vendo tudo, antes de acabar a tarde já vendi tudo e estou em casa”.
Cristaldo ainda disse que além de orientar quem estiver vendendo artigos relacionados ao Dia de Finados, como velas e flores, os servidores impedirão que este tipo de comércio atrapalhe a movimentação dos visitantes nestes locais, até a próxima quarta-feira (2).
Ao todo, os cemitérios públicos da capital tem cerca de 68 mil sepultados. O Santo Amaro abriga 36 mil túmulos, o Santo Antônio 8 mil e o São Sebastião 24 mil. A cidade ainda conta com oito cemitérios da iniciativa privada, onde são efetuados por mês uma média de 250 sepultamentos.
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Em pizzaria de Campo Grande, mulher é agredida com garrafa de vidro pela cunhada
Às autoridades, a vítima disse que não iniciou a discussão e que por ser “temperamental”, a autora cometeu a agressão
Do Pantanal, Coronel Rabelo participa do Domingão do Huck neste domingo
Pantaneiro é reconhecido como transformador no mundo
Estabilidade financeira atrai candidatos no concurso dos Correios
Provas acontecem neste domingo em Campo Grande
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.