A cerimônia de abertura do 1º Curso de Pós-Graduação a nível de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família acontecerá no próximo sábado (12), às 9h, no Teatro Dom Bosco. O projeto visa a formação de 1.000 funcionários da saúde.
 
Participarão do curso 476 profissionais com passagem por ações de Estratégia de Saúde da Família oriundos de 69 municípios do estado, repetindo o sucesso do programa no ano passado, quando outros 500 trabalhadores em saúde da família ingressaram neste programa de formação.
 
Neste ano, o curso, realizado à distância e com duração de 18 meses, reunirá 242 enfermeiros, 89 odontólogos, 35 médicos, 31 fisioterapeutas, 22 assistentes sociais, 20 psicólogos, 18 nutricionistas, 06 farmacêuticos, 05 fonoaudiólogos, 05 educadores físicos, 02 técnicos em gestão de saúde, 01 terapeuta ocupacional e 01 profissional da área de ciências sociais.
 
Trata-se de uma estratégia importante na formação destes profissionais, já que possibilita que os mesmos aprofundem seus conhecimentos e troquem experiências com profissionais de outros municípios do Estado.
 
Todos os trabalhadores-estudantes serão acompanhados permanentemente por tutores formados para este fim que irão conduzi-los através do Ambiente Virtual de Aprendizagem no sentido de qualificá-los a uma melhor resolutividade dos problemas de saúde de suas comunidades.
 
Dessa forma a UNA-SUS em Mato Grosso do Sul possibilita que todos os trabalhadores da Estratégia em Saúde da Família tenham acesso as oportunidades de aprendizado produzido com recursos públicos.
 
O curso, promovido pela Fiocruz Unidade Cerrado Pantanal e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), conta com o apoio do Ministério da Saúde através da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), da Associação Sul-mato-grossensse de Medicina de Família e Comunidade (ASMFAC), do Governo do Estado e da Prefeitura Municipal de Campo Grande.