Pular para o conteúdo
Geral

Em reunião para analisar a crise internacional, Dilma pede coesão à base aliada no Congresso

A presidenta Dilma Rousseff se reuniu hoje (10) com as lideranças do governo no Congresso para analisar o cenário econômico internacional. No encontro, segundo parlamentares, o Palácio do Planalto fez duas observações: o Brasil não está imune a um possível recrudescimento da crise que atinge países europeus e os Estados Unidos e o governo federal […]
Arquivo -

A presidenta Dilma Rousseff se reuniu hoje (10) com as lideranças do governo no Congresso para analisar o cenário econômico internacional. No encontro, segundo parlamentares, o Palácio do Planalto fez duas observações: o não está imune a um possível recrudescimento da crise que atinge países europeus e os Estados Unidos e o governo federal precisa da união de sua base política neste momento para a eventualidade de ter que enviar medidas ao Legislativo com objetivo de reduzir esses impactos.

Além de pedir respaldo político, a presidenta reconheceu a necessidade de o governo “estreitar suas relações com os partidos aliados”, disse o líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL). Durante a reunião, informou Calheiros, Dilma ressaltou que o país precisa se preparar para um cenário de agravamento da crise internacional.

O líder do PT na Câmara, Paulo Teixeira (SP), destacou que Dilma demonstrou confiança na base aliada e na participação ativa do vice-presidente, Michel Temer (PMDB-SP), no processo de articulação política.
Na exposição feita aos líderes e presidentes de partidos, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, traçou dois cenários: um de crise internacional crônica e de longa duração e outra mais aguda, com impactos imediatos.

De acordo com o líder do PSB no Senado, Antônio Carlos Valadares (SE), a presidente deixou claro que continuará adotando medidas de apoio às atividades produtivas para preservar a economia brasileira de eventuais consequências da crise internacional.

Uma das metas expostas pelo governo, revelou Valares, é a adoção de uma política fiscal rigorosa para contenção de gastos. Segundo ele, Dilma foi taxativa ao dizer que o governo “não pode jogar dinheiro pela janela” e, por isso, precisa de “políticas fiscais inteligentes”.

O presidente do PMDB, Valdir Raupp (RO), disse que Dilma reafirmou que o país está mais bem preparado para enfrentar o cenário internacional do que em 2008. Entretanto, completou, a presidenta reforçou que necessitará de uma base aliada coesa para aprovar eventuais medidas de enfrentamento à crise.

Os parlamentares disseram que a presidenta não tratou da crise política desencadeada por denúncias de corrupção nos ministérios dos Transportes, da Agricultura e do Turismo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
inss

Sete da bancada federal de MS assinaram CPMI do INSS; confira quais

Casa Branca EUA

Casa Branca: Trump não reduzirá unilateralmente tarifas e quer concessões da China

Novo papa assistiu ‘Conclave’ pouco antes de ser escolhido

Coronel Nunes é convocado pela Justiça para esclarecer assinatura em acordo da CBF

Notícias mais lidas agora

Disputa por R$ 10 milhões: área doada para megaindústria chinesa BBCA está abandonada

pantanal incêndio

Alvo de operação contra grilagem em MS já recebeu multa ‘pesada’ por incêndio no Pantanal

onça atacou gato

Foi onça ou não? Marcas de mordida indicam predador de gato atacado em cidade de MS

Dia D: Capital terá plantão de vacinação contra a gripe neste fim de semana; confira os locais

Últimas Notícias

Polícia

Com a presença do réu, amigos e familiares de Vanessa Ricarte são ouvidos em audiência

Acontece nesta sexta-feira a segunda audiência do feminicídio brutal

Mundo

Índia e Paquistão trocam fogo de artilharia; EUA dizem que conflito ‘não é problema nosso’

Milhares de civis estão desabrigadas após os ataques se intensificarem no início dessa semana

Cotidiano

Mato Grosso do Sul está sob alerta para chuva intensa e tempestade, aponta Inmet

Os avisos são vigentes até às 10h de sábado

Transparência

Alvo de operação contra grilagem em MS já recebeu multa ‘pesada’ por incêndio no Pantanal

Ibama buscou e identificou responsáveis pelos incêndios que devastaram o Pantanal