Eleição para conselheiros tutelares acontece neste domingo
Neste domingo (17), no período das 8 horas às 16 horas, acontece a eleição para escolha de conselheiros tutelares de Campo Grande para o triênio 2011/2014. Concorrerão 25 candidatos para 15 vagas titulares e 30 vagas suplentes. Estará apto a votar o eleitor que esteja quite com a Justiça Eleitoral. A eleição, que será feita […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Neste domingo (17), no período das 8 horas às 16 horas, acontece a eleição para escolha de conselheiros tutelares de Campo Grande para o triênio 2011/2014. Concorrerão 25 candidatos para 15 vagas titulares e 30 vagas suplentes. Estará apto a votar o eleitor que esteja quite com a Justiça Eleitoral. A eleição, que será feita por meio de urnas eletrônicas, está prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e Lei Municipal n. 4.503 de 03/08/2007. O conselheiro titular eleito receberá remuneração no valor de R$ 1.900,00.
Todos os eleitores do município de Campo Grande podem votar, desde que estejam em dia com a Justiça Eleitoral. Para votar é preciso apresentar título de eleitor e documento com foto.
O Conselheiro Tutelar tem o mandato de três anos com as seguintes atribuições: atender crianças e adolescentes aplicando as medidas previstas no art. 101, I a VII; aconselhar os pais ou responsável, aplicando as medidas previstas no art. 129, I a VII; promover a execução de suas decisões, podendo para tanto: requisitar serviços públicos nas áreas de saúde, educação, serviço social, previdência, trabalho e segurança.
Cabe, ainda, ao conselheiro tutelar representar junto à autoridade judiciária, nos casos de descumprimento injustificado de suas deliberações; encaminhar ao ministério público notícia de fato que constitua infração administrativa ou penal contra os direitos da criança ou adolescente; encaminhar à autoridade judiciária os casos de sua competência; providenciar a medida estabelecida pela autoridade judiciária, dentre as previstas no art. 101, de I a VI, para o adolescente autor de ato infracional.
Também é de responsabilidade do conselheiro tutelar requisitar certidões de nascimento e de óbito de criança ou adolescente quando necessário; assessorar o Poder Executivo local na elaboração da proposta orçamentária para planos e programas de atendimento dos direitos da criança e do adolescente. O titular também deverá representar, em nome da pessoa e da família, contra a violação dos direitos da criança e representar ao Ministério Público, para efeito das ações de perda ou suspensão do pátrio poder.
Os interessados em colaborar com a eleição do conselho podem ligar para o telefone 3314-5188, 3314-5185 ou 3314-5191 ou então ir até o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, localizado na rua Hélio de Castro Maia, 279, Jardim Paulista e preencher a ficha de voluntário. De acordo com os organizadores, o eleitor que comparecer ao local de votação, contará com uma lista que será afixada junto à cabine com o nome e foto dos candidatos.
Notícias mais lidas agora
- Preso por matar adolescente e ferir jovem a tiros confessa o crime e alega ter buscado arma na casa da cunhada
- Homem é preso após estuprar própria filha de 15 anos em hotel de Campo Grande
- Jovem é assassinado com golpe de punhal pelo próprio irmão durante festa de Réveillon em MS
- Homem é agredido após tocar em partes íntimas de adolescente na Cidade do Natal
Últimas Notícias
Governo autoriza contratação de 1,9 mil pessoas na Funai para atuar na desintrusão de terras indígenas
Contratações serão para apoio às ações de proteção e promoção dos direitos dos povos isolados e de recente contato e de proteção territorial
Novo presidente e diretores do Banco Central tomam posse
Nilton David assume o lugar que era de Gabriel Galípolo, o novo presidente
2024 foi o ano mais quente desde 1961 no Brasil e MS teve calor de 43°C
Mato Grosso do Sul atingiu temperaturas de 43,1°C e sensação térmica acima dos 46°C
Pela 2ª vez, detento ‘ouve vozes’ e mata companheiro de cela na Máxima
Autor do crime está preso por matar idosa e já assassinou outro colega de cela
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.