Defesa Civil monitora rio Aquidauana por segurança

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec/MS) e a coordenadoria municipal em Aquidauana estão em alerta por conta da elevação do nível do rio Aquidauana. A medição desta terça-feira indica 6,20 metros, quatro centímetros a mais que o registrado ontem. A condição de sobreaviso das equipes de bombeiros e demais instituições da defesa civil é […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec/MS) e a coordenadoria municipal em Aquidauana estão em alerta por conta da elevação do nível do rio Aquidauana. A medição desta terça-feira indica 6,20 metros, quatro centímetros a mais que o registrado ontem.

A condição de sobreaviso das equipes de bombeiros e demais instituições da defesa civil é para prevenir que ribeirinhos ou moradores de bairros próximos sejam afetados caso as águas atinjam níveis dois metros mais altos.

Segundo o coordenador da Cedec, coronel Ociel Ortiz Elias, a chuva que caiu a noite passada na região de Camisão contribuiu para que o nível voltasse a subir. “Se atingir oito metros, existe risco de inundação nos bairros Guanandy, Pirizal e na Colônia de Pescadores. Por isso, estamos de prontidão. A defesa municipal vai atuar caso precise remover moradores”, diz o coronel Ociel Elias.

A Cedec faz um acompanhamento diário do nível do rio, em contato com a coordenadoria municipal. Em janeiro do ano passado, as águas subiram até próximo de nove metros, provocando transbordamento e alagando áreas residenciais. O bairro Guanandy foi um dos pontos atingidos. O governador André Puccinelli e o coordenador da Cedec estiveram no local e visitaram também famílias que ficaram temporariamente desalojadas.

Conteúdos relacionados