As atividades fazem parte das comemorações pela Semana Nacional do Trânsito, no Município. Alunos das três redes de ensino irão percorrer a mini-pista.

Entre as comemorações da Semana Nacional do Trânsito, em , alunos de 02 a 10 anos, pertencentes às redes de ensino (municipal, estadual e particular) estão aprendendo na prática a como se comportar pelas ruas da cidade.

Através da parceria do Deptran (Departamento Municipal de Trânsito) com o Sesc (Serviço Social do Comércio) e com a empresa Fíbria Papel e Celulose, uma mini-pista com diversas situações reais de trânsito foi montada no Centro Pastoral Dom Bosco, no centro da cidade.

“Aqui as crianças participam de atividades práticas sobre as regras de trânsito. Acadêmicos de enfermagem foram treinados para estarem acompanhando e orientando os pequenos pelo trajeto da pista, na qual percorrem de bicicleta, motociclos ou carrinhos. As noções vão desde a parar antes da faixa, a respeitar o semáforo e a estar atento as placas”, explicou a chefe da divisão de educação no trânsito do Deptran, Creuza Ramos Monteiro Ferreira.

O espaço contempla sala de vídeo, brinquedoteca e a mini-pista. Além das noções de trânsito, os estudantes recebem orientações a como cuidar da saúde bucal. Cada grupo escolar permanece por duas horas no local.  

Participam também, contribuindo com as atividades, as Polícias Militar e Rodoviária Estadual. A pista está disponível para os alunos do dia 20 até o dia 30 de setembro.

“Nossa meta é atender 3.000 crianças nesses 10 dias de atividade. Esperamos assim, dar nossa contribuição para formar cidadãos conscientes no trânsito”, afirmou Creuza.


Semana Nacional do Trânsito

A Semana Nacional de Trânsito, que começou neste domingo (18), se estende até 25 de setembro em todo o território brasileiro. O tema deste ano é: “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Juntos podemos salvar milhões de vidas”.

A meta do Movimento Mundial é reduzir em 50% o número de mortes e acidentes no trânsito em dez anos em todo o Planeta.