Nesta sexta-feira (13), acontece em Campo Grande o XII Encontro Estadual de Contabilidade Rural de Mato Grosso do Sul, voltado para contabilistas, empresários rurais e acadêmicos.

Das14h às 17h30, será apresentado pelo contador Ricardo Velloso e pelo advogado Carlo Daniel Coldibelli o painel “A Opção pela Pessoa Jurídica e Sucessão Familiar no Meio Rural”.

Ricardo Velloso é consultor tributário e empresarial, mestre em economia e pós-graduado em finanças e controladoria. Carlo Daniel Coldibelli é advogado atuante nas áreas tributária, cível, fundiária e ambiental. Foi assessor jurídico da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul (Agepan) e atualmente é assessor jurídico da Famasul.

Ainda durante a programação os participantes serão instruídos sobre os procedimentos necessários em relação ao ajuste do rebanho, instituído pela Agência Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) e pela Secretaria da Fazenda (Sefaz). Conforme o decreto estadual nº 13.150, de 14 de abril de 2011, após a vacinação e contagem do rebanho, será obrigatória a apresentação da Declaração de Estoque efetivo de Animais Bovinos e Bubalinos existentes no estabelecimento na data da vacinação.

Para preencher a declaração o produtor deverá acessar a internet no endereço www.fazenda.ms.gov.br e imprimir duas vias, assinar, reconhecer firma e entregar juntamente com o comprovante de vacinação (CT-13) em qualquer AGENFA. A medida tem objetivo de unificar as informações da Iagro e Sefaz sobre o rebanho bovino e bubalino existente em cada propriedade.

Desde ontem (12) técnicos da Famasul, Iagro, Sefaz, Seprotur, SGI estão reunidos na Casa Rural em demanda de esclarecimentos e orientações.