CBF ganha ação contra Coca-Cola que usou camisa amarela em comercial

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ganhou uma ação na Justiça do Rio de Janeiro, em segunda instância, contra a Coca-Cola. A empresa foi condenada a pagar uma indenização por veicular um comercial de TV, em 2010, em que ex-jogadores da Seleção Brasileira vestiam uma camisa amarela. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, a […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ganhou uma ação na Justiça do Rio de Janeiro, em segunda instância, contra a Coca-Cola. A empresa foi condenada a pagar uma indenização por veicular um comercial de TV, em 2010, em que ex-jogadores da Seleção Brasileira vestiam uma camisa amarela.

Segundo o jornal Folha de S. Paulo, a multa a ser paga pela fabricante de refrigerantes à entidade que comanda o futebol nacional ainda não foi definida e cabe recurso. Na propaganda, os ex-jogadores Bebeto, Biro-Biro e Dadá Maravilha usam uma camisa amarela, mas sem o emblema da CBF.

A Justiça do Rio acatou os argumentos da entidade, considerando que as imagens do comercial levam o telespectador a acreditar que a Coca Cola é patrocinadora oficial da Seleção Brasileira – a fabricante até já teve esse status, mas atualmente é a AmBev, concorrente da Coca, que patrocina a equipe brasileira.

“É evidente a imitação do uniforme da Seleção Brasileira, de uso exclusivo da primeira embargante (a CBF)”, define a decisão judicial. A Coca Cola defende-se dizendo que usou um calção verde – em vez do tradicional azul – na propaganda e que as cores usadas “não são suscetíveis de apropriação por ninguém, sendo de livre utilização”, pois “estão na bandeira brasileira”.

Já a CBF argumenta que só questiona o uso da camisa amarela em ações comerciais ligadas ao futebol.

Conteúdos relacionados