Balanço parcial da campanha de seguimento contra o sarampo do Ministério da Saúde aponta que mais de 5,7 milhões de crianças já receberam da dose da vacina tríplice viral. Isso quer dizer que 56,26% do público-alvo foi vacinado até a manhã desta terça-feira.

A vacinação contra o sarampo continua até o dia 22 de julho nos oito estados que iniciaram a vacinação no último sábado (18) – Alagoas, Bahia, Ceará, Pernambuco, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul. Todas as crianças com idade entre 1 ano e menores de 7 anos devem ser imunizadas. O balanço parcial da campanha contra pólio indica que 10,4 milhões foram imunizadas no fim de semana (confira abaixo).

A campanha contra o sarampo foi antecipada nesses oito estados para manter o Brasil sem transmissão disseminada do vírus, uma vez que, neste momento, há surto da doença na Europa. Com a chegada das férias de julho, aumenta tanto o fluxo de turistas estrangeiros para o Brasil quanto a ida de brasileiros para o exterior.

O Ministério da Saúde utilizou três critérios para selecionar os oito estados que iniciaram a vacinação das crianças contra o sarampo no último sábado: maior fluxo turístico, densidade populacional e baixa cobertura da vacina tríplice viral nos últimos anos.

Nos demais estados e no Distrito Federal, as crianças vão receber a vacina contra o sarampo em 13 de agosto, no mesmo dia em que começa em todo o país a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Pólio. A meta é vacinar 95% da população alvo.