“A Saga Crepúsculo: Amanhecer – Parte 1” ultrapassou o marco dos 500 milhões de dólares arrecadados nas bilheterias mundiais na segunda-feira (28) depois de sua estreia há 12 dias, disse a distribuidora do filme Summit Entertainment.

“Amanhecer”, o quarto filme da franquia baseada nos romances “Crepúsculo”, de Stephanie Meyer, com a temática de vampiros, arrecadou 508 milhões de dólares pelo mundo, sendo que 223 milhões vieram das bilheterias norte-americanas. A venda de ingressos foi recorde durante o final de semana de Ação das Graças, nos .

“Não poderíamos estar mais satisfeitos com o sucesso desse filme e a franquia, que os fãs continuaram apoiando nos últimos anos”, disseram os diretores da Summit Entertainment, Rob Friedman e Patrick Wachsberger, em comunicado.

O sucesso de “Amanhecer – Parte 1” ocorre depois que os três primeiros da “Saga Crepúsculo” arrecadaram coletivamente mais de 1,8 bilhão de dólares nas bilheterias mundiais.

No quarto filme, estrelado por Kristen Stewart, Robert Pattinson e Taylor Lautner, os jovens amantes Bella Swan e o vampiro Edward Cullen finalmente se casam e embarcam em sua aguardada lua de mel, antes de o sonho ser interrompido por uma que coloca em risco a vida de Bella.

A segunda parte do filme, que será a conclusão da “Saga Crepúsculo”, chega aos cinemas em 2012.