Começa nesse sábado (31), a 3ª edição do Vídeo Índio Brasil (VIB), festival de cinema voltado para produções com temáticas indígenas. Neste ano, o evento, que teve início em Campo Grande, e se expandiu nas últimas edições para cidades do interior de Mato Grosso do Sul, chega a mais de 100 cidades espalhadas pelos 26 estados brasileiros.

No país, as cidades que vão exibir a programação do Vídeo Índio Brasil 2010 estão distribuídas entre as capitais dos Estados, como Cuiabá (MT), Porto Velho (RO), Boa Vista (RR), Fortaleza (CE), Natal (RN), João Pessoa (PB), Rio Branco (AC), São Luís (MA), Macapá (AP), Porto Alegre (RS) mais cidades interioranas. Em Mato Grosso do Sul, além da Capital, Campo Grande, estão no roteiro: Dourados, Bonito, Caarapó, Corumbá, Fátima do Sul, Jaraguari, Miranda, Nova Alvorada do Sul e Rio Brilhante

O festival segue até o dia 07 de agosto, próximo sábado, traz na programação 19 produções, entre longas e curtas metragens, além de seminários, oficinas de audiovisual e lançamentos de livros.

“Estamos colocando o audiovisual a serviço da promoção das culturas indígenas – culturas que são patrimônios que todos devemos cuidar”, resumiu Nilson Rodrigues, diretor geral do Vídeo Índio Brasil.

Em Corumbá, as exibições acontecerão no auditório do Moinho Cultural Sul-Americano, na rua Domingos Sahib, 300, Porto Geral. A programação para os corumbaenses contará com 15 títulos, que serão projetados em três períodos do dia, conforme o público. Nas sessões das 07h (manhã) e das 15h (tarde), as exibições são exclusivas para alunos do Moinho Cultural e alunos da rede pública de ensino. Já a partir das 19h (noite), o acesso à sala de projeções é aberta ao público em geral. Todas as sessões têm entrada gratuita.

O Vídeo Índio Brasil 2010 é patrocinado pelo Ministério da Cultura (MinC), por meio das Secretarias do Audiovisual e da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural, Fundo Nacional de Cultura e Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável. Conta também com o apoio cultural do CineCultura, Núcleo de Estudos e Pesquisas das Populações Indígenas (Neppi), Museu das Culturas Dom Bosco, Pontão de Cultura Guaicuru, Fundação Municipal de Cultura de Campo Grande (MS) e Território do Vinho.

Para saber mais sobre o projeto, assistir vídeo de apresentação, obter fotos e ver a lista completa de cidades participantes, visite o site: www.videoindiobrasil.org.br. Em Corumbá, as informações sobre a programação local podem ser obtidas pelos telefones: (67) 3232-9981 e (67) 9987-3776.