Túmulos são “esquecidos” pelos familiares no mais antigo cemitério de Dourados
Milhares de pessoas estão visitando hoje Cemitério Municipal Santo Antônio de Pádua de Dourados, o mais antigo da cidade. O que chama a atenção é que na parte mais antiga do cemitério dezenas e dezenas de túmulos estão abandonados e tomados por ervas daninhas além da corrosão provocada pela exposição ao sol e a chuva. […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Milhares de pessoas estão visitando hoje Cemitério Municipal Santo Antônio de Pádua de Dourados, o mais antigo da cidade.
O que chama a atenção é que na parte mais antiga do cemitério dezenas e dezenas de túmulos estão abandonados e tomados por ervas daninhas além da corrosão provocada pela exposição ao sol e a chuva.
A empregada doméstica Sinira Albertoni preferiu dizer que os túmulos antigos foram esquecidos pelos familiares. Todos os anos Sinira visita a tumba de seu marido e sempre leva um vaso de flores e vela a mais para acender nos túmulos que não visitados pelos parentes.
Até mesmo aqueles túmulos que pela aparência pertencem às famílias mais abastadas estão em má conservação. O funileiro Pedro Sebém da Silva disse que há dez anos não visitava o túmulo do seu pai.
“Estava morando em Rondônia e nunca conseguia vir a Dourados por falta de dinheiro. Agora que voltei a morar a aqui vou reformar o túmulo e nunca até o final da minha vida foi cuidar da sepultura”, disse o funileiro que sugere a Prefeitura que faça uma campanha para incentivar as pessoas a cuidarem dos túmulos de seus parentes.
Além do Santo Antônio de Pádua, a cidade de Dourados conta com o Cemitério Parque Dourados que é particular e os túmulos são uniformes devida a proibição de se fazer construções suntuosas.
Ao lado do Parque Dourados está sendo construído um novo cemitério privado que deverá entrar em funcionamento nos próximos meses.
O historiador Magno Mieres afirmou que a arte de construção dos túmulos varia de acordo com a cultura do povo e acompanha o estilo de cada época e região levando-se em conta a religiosidade e a fé das pessoas.
Conforme Magno, cada túmulo reflete o poder econômico dos familiares do morto e a intensidade dos sentimentos em relação ao ente perdido.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
CEO do Al-Hilal nega substituir Neymar por Cristiano Ronaldo no Mundial: ‘Ficção científica’
Cristiano Ronaldo poderá assinar um pré-contrato com qualquer equipe a partir de janeiro
SAMU recebe seis novas ambulâncias em Campo Grande
As viaturas foram adquiridas em compensação pela retirada de oito veículos antigos do SAMU
Definido calendário do futebol de Mato Grosso do Sul na temporada 2025
Temporada começa no dia 18 de janeiro, com a abertura do Campeonato Estadual de Futebol Masculino da Série A, principal competição do estado
Ele é o pai? Exame de DNA de suposto filho de Leandro revela a verdade
Após entrar na Justiça, homem de 45 anos tem a verdade revelada a respeito da suposta paternidade de Leandro; veja o resultado do exame de DNA
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.