Onze Estados mais o Distrito Federal começam a semana enfrentando baixa umidade relativa do ar e sol, segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Na capital federal, áeas isoladas terão umidade abaixo de 20%.

Em São Paulo, as condições meteorológicas de baixa umidade ocorrem no norte, centro e oeste do Estado com menos de 20%. Nas outras regiões, exceto no litoral, a umidade fica abaixo de 30%.

Em Minas Gerais, o clima seco inferior a 20% ocorre no Triângulo Mineiro e abaixo de 30% no centro, norte, sul e oeste do Estado.

Na Bahia, as condições meteorológicas favoráveis à ocorrência de baixa umidade relativa do ar, abaixo de 30%, ocorrem na região oeste. A região centro-oeste do Piauí e o sul do Maranhão também terão umidade inferior a 30%.

No Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Goiás, a umidade ficará abaixo de 20%. Áreas isoladas de Rondônia terão umidade abaixo de 30%, assim como a região sul do Pará.

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), a tendência para toda a semana é que a massa de ar seco e quente instalada no centro do País, associada a um bloqueio atmosférico, continue impedindo o avanço e a formação de sistemas que levem chuva ao Sudeste. A semana será de calor, com temperaturas ultrapassando os 30°C.

O CGE alerta ainda para a baixa umidade que pode colocar a cidade de São Paulo em estado de atenção durante toda a semana. Essa configuração dificulta a dispersão de poluentes. Os paulistanos ficam propensos a terem problemas relacionados com a forte poluição do ar.