Tabela de ICMS do Governo pode prejudicar municípios que investiram em preservação ambiental
Cidades que possuem parques naturais e investem na infra-estrutura de localidades verdes são beneficiadas com o ICMS Ecológico. Isto significa que dos 25% do tributo 5% é ecológico e 7% igualitário. O restante é dividido entre o número de eleitores (5%), área territorial (5%), receita própria (3%). Municípios como Alcinópolis, Jateí, Bodoquena, Bonito,por exemplo, temem […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Cidades que possuem parques naturais e investem na infra-estrutura de localidades verdes são beneficiadas com o ICMS Ecológico. Isto significa que dos 25% do tributo 5% é ecológico e 7% igualitário. O restante é dividido entre o número de eleitores (5%), área territorial (5%), receita própria (3%). Municípios como Alcinópolis, Jateí, Bodoquena, Bonito,por exemplo, temem que o índice diminua, conforme proposta do Governo Estadual, e a receita caia mais do que a metade.
A nova tabela provisória com os índices foi divulgada pelo Governo nesta sexta-feira. Os municípios com maior índice de ICMS Ecológico são: Alcinópolis, Jateí, Bodoquena, Bonito, e Porto Murtinho. Ao mesmo tempo em que comemoram, as cidades temem perder receita, pois há uma proposta governamental para redução do repasse neste quesito, ou seja, quem investiu na infra-estrutura além de perder receita vai continuar com a proibição para cultivo de lavouras ou criação de animais nestas localidades.
A tábua anual avalia o que é feito de investimento nas Unidades de Conservação Ambiental, o que dá uma avaliação qualitativa como, por exemplo, construção de guaritas e regularização fundiária. A área também é um fator levado em conta na hora da partilha do bolo do ICMS Ecológico. No município de Alcinópolis, o índice saltou de 8,6 em 2008 para 12,95, sendo atualmente, o maior índice de ICMS Ecológico no Estado.
O ICMS Ecológico é uma compensação para os municípios que preservam o meio ambiente, onde 90% é repassado conforme a avaliação qualitativa e quantitativa e os outros 10% são avaliados por meio de outros investimentos aplicados na cidade como, por exemplo, coleta seletiva de lixo, rede de esgoto, rede de água, plano diretor, entre outros.
Além de representar boa parte de receita para municípios, o ICMS Ecológico também tem a vantagem de atrair maior montante em outros repasses como o Fundersul (Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário de Mato Grosso do Sul) e FIS (Fundo de Investimento Social).
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Rayssa Leal tira 9,1 na última nota, levanta a torcida e é tricampeã do Super Crown
Em sua primeira volta, Rayssa mostrou muita classe e técnica
Mulher aciona a polícia após ser agredida a socos e chutes por segurança de boate em Campo Grande
Caso aconteceu na madrugada deste domingo (15) e vítima foi até a delegacia registrar boletim de ocorrência
Câmara de Vereadores de Campo Grande não terá expediente na última semana do ano
Prédio passará por manutenções entre 24 a 31 de dezembro
Batayporã adiciona R$ 474,4 mil em contrato com empresa paulista para limpeza pública
Contrato foi fechado com a empresa A S N Ambiental LTDA, com sede em Lençóis Paulista, no Estado de São Paulo
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.