A Secretaria Estadual de Saúde de Roraima divulgou a confirmação de 12 casos de dengue tipo 4 no estado. Amostras de 70 casos suspeitos da doença foram analisadas pelo Instituto Evandro Chagas (IEC), de Belém, na semana passada. Em agosto, ainda segundo a Secretaria, havia três casos confirmados no estado.

Do total de casos confirmados, 10 foram registrados em Boa Vista e dois na cidade de Cantá (RR). Os casos de Boa Vista ocorreram nos bairros 13 de Setembro, Senador Hélio Campos, Dr. Silvio Leite e Jóquei Clube. Todas as vítimas já passaram por atendimento médico e passam bem.

“A gente pode desenvolver um quadro grave de dengue com qualquer sorotipo, mas a dengue tipo 4 é preocupante porque 99,9% da população está desprotegida em relação a esse sorotipo. E a probabilidade de quadro grave de dengue aumenta se a pessoa for infectada pela segunda ou terceira vez”, diz ao G1 Joel Lima, gerente do Núcleo Estadual de Dengue e Febre Amarela, da Secretaria Estadual de Saúde.

A dengue tipo 4 apresenta risco a pessoas já contaminadas com os vírus 1, 2 ou 3, que são vulneráveis à manifestação alternativa da doença. Complicações podem levar pessoas infectadas ao desenvolvimento de dengue hemorrágica.

O DEN-4 foi identificado pela primeira vez no Brasil há 28 anos.

Até esta segunda-feira (27), foram confirmados 6.383 casos de dengue em Roraima. São 6.125 casos clássicos (incluindo os 12 do tipo 4), 181 com complicações e 77 com febre hemorrágica. Duas pessoas morreram, por casos de dengue tipo 1 e tipo 2. No ano passado, de janeiro a setembro, foram confirmados 2.878 casos de dengue. Durante todo o ano de 2009, duas pessoas morreram.

Combate à dengue

Em Boa Vista, segundo a Secretaria Estadual de Saúde de Roraima, 140 agentes de endemias visitam as casas dos bairros em que houve casos confirmados, a fim de eliminar os criadouros e alertar aos moradores quanto ao risco de proliferação da doença.