Pular para o conteúdo
Geral

Roraima confirma 12 casos de dengue tipo 4

A Secretaria Estadual de Saúde de Roraima divulgou a confirmação de 12 casos de dengue tipo 4 no estado. Amostras de 70 casos suspeitos da doença foram analisadas pelo Instituto Evandro Chagas (IEC), de Belém, na semana passada. Em agosto, ainda segundo a Secretaria, havia três casos confirmados no estado. Do total de casos confirmados, […]
Arquivo -

A Secretaria Estadual de Saúde de Roraima divulgou a confirmação de 12 casos de dengue tipo 4 no estado. Amostras de 70 casos suspeitos da doença foram analisadas pelo Instituto Evandro Chagas (IEC), de Belém, na semana passada. Em agosto, ainda segundo a Secretaria, havia três casos confirmados no estado.

Do total de casos confirmados, 10 foram registrados em Boa Vista e dois na cidade de Cantá (RR). Os casos de Boa Vista ocorreram nos bairros 13 de Setembro, Senador Hélio Campos, Dr. Silvio Leite e Jóquei Clube. Todas as vítimas já passaram por atendimento médico e passam bem.

“A gente pode desenvolver um quadro grave de dengue com qualquer sorotipo, mas a dengue tipo 4 é preocupante porque 99,9% da população está desprotegida em relação a esse sorotipo. E a probabilidade de quadro grave de dengue aumenta se a pessoa for infectada pela segunda ou terceira vez”, diz ao G1 Joel Lima, gerente do Núcleo Estadual de Dengue e Febre Amarela, da Secretaria Estadual de Saúde.

A dengue tipo 4 apresenta risco a pessoas já contaminadas com os vírus 1, 2 ou 3, que são vulneráveis à manifestação alternativa da doença. Complicações podem levar pessoas infectadas ao desenvolvimento de dengue hemorrágica.

O DEN-4 foi identificado pela primeira vez no Brasil há 28 anos.

Até esta segunda-feira (27), foram confirmados 6.383 casos de dengue em Roraima. São 6.125 casos clássicos (incluindo os 12 do tipo 4), 181 com complicações e 77 com febre hemorrágica. Duas pessoas morreram, por casos de dengue tipo 1 e tipo 2. No ano passado, de janeiro a setembro, foram confirmados 2.878 casos de dengue. Durante todo o ano de 2009, duas pessoas morreram.

Combate à dengue

Em Boa Vista, segundo a Secretaria Estadual de Saúde de Roraima, 140 agentes de endemias visitam as casas dos bairros em que houve casos confirmados, a fim de eliminar os criadouros e alertar aos moradores quanto ao risco de proliferação da doença.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Policial atira em homem durante protestos no Quênia

Idoso que tentou estuprar menina com deficiência intelectual em Campo Grande vai continuar preso

Frio, chuva e sol: saiba como será o tempo em MS durante o feriadão

Preso foge da penitenciária de Ponta Porã e mobiliza polícia na fronteira com o Paraguai

Notícias mais lidas agora

Delação ‘congelada’ amplia prazo para investigação sobre esquema de corrupção de Claudinho Serra

Secretários de MS retidos em Israel já estão na Jordânia a caminho do Brasil

TAJ Condomínio Resort chega a Campo Grande para redefinir o alto padrão

Marcada 1ª audiência de motorista que matou mulher em acidente em Campo Grande

Últimas Notícias

Famosos

Pra salvar a audiência? A entrada de Marina Ruy Barbosa em Vale Tudo

Marina teria recebido a proposta para interpretar um papel importante na fracassada novela das nove

Trânsito

VÍDEO: Motorista não respeita preferencial e atinge carro no Nova Lima em Campo Grande

Pedestres que estavam no canteiro quase foram atingidos pelo carro

Cotidiano

Na “capital das aves de rapina”, festival de curtas enaltece pássaros que vivem nos biomas de MS

Evento reuniu divulgação de curta-metragens e livros, fruto da observação de aves

Economia

Já fez sua ‘fezinha’? Apostas para a Quina de São João começam na quinta-feira

Prêmio estimado e de R$ 230 milhões e não acumula