Desde fevereiro, quase 20 presidiárias do regime semiaberto de São Gabriel do Oeste participaram de um curso de pintura em óleo sobre tela, desenvolvido para dar opções de lazer e estímulo às detentas. No próximo dia 28, o resultado deste trabalho será apresentado à comunidade de São Gabriel do Oeste, na exposição Cores da Liberdade, com 85 peças criadas pelas semi-internas.

Realizado pela Prefeitura em parceria com a Secretaria Especial de Políticas Públicas para a Mulher e a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), o curso caiu no gosto das alunas, que viram nas pinceladas de tinta uma forma de entretenimento enquanto cumprem a pena determinada pela justiça.

A animação das alunas foi tamanha que o curso passou de quatro para oito horas por sábado. “É bom porque a gente fica aqui presa, assim passa mais rápido o tempo”, afirma R. A pintura em óleo sobre tela começa com a cuidadosa procura do desenho, que é escolhido entre um leque de flores, paisagens pantaneiras e rurais e retratos. Definido esse passo, as detentas colocam a mão na massa – aos poucos, as pinceladas e cores dão forma ao quadro. “Essa experiência é tudo de bom, melhora a nossa autoestima”, afirma M.

Para a professora do curso, Cleci Maria Pessatto Bertoldi, cursos como o de pintura em tela fortalecem a autoestima e ajudam na ressocialização das internas. “Algumas alunas até comentaram que querem continuar a pintar”, afirma Cleci. Ao final do curso, afirma a professora, será realizada uma exposição para mostrar os trabalhos ao público.

Serviço

Exposição de pintura em tela

Data: 28 de julho de 2010

Horário: 15 horas

Local: Lions Clube de São Gabriel