Cinco dias após ter entrado no ar, o site Ficha Limpa, que desafia os políticos a prestarem contas de suas campanhas na internet de forma voluntária, publicou apenas na tarde desta segunda-feira (2) o primeiro registro de um candidato. A reportagem do R7 havia entrado em contato com o Instituto Ethos, um dos responsáveis pela iniciativa, por volta de 15h30, e naquele momento o contador inserido na página permanecia zerado.

Por meio de sua assessoria, o Ethos havia afirmado que até esta terça-feira (3) deveriam ser publicados os primeiros dois ou três registros. A entidade não quis, porém, adiantar os nomes dos candidatos. O que já se sabe é que não se trata de nenhum dos nove presidenciáveis.

O primeiro registro a ser publicado no site foi o do deputado federal Chico Alencar (PSOL-RJ), candidato à reeleição.

De acordo com a assessoria do Ethos, até o momento foram recebidos cerca de 40 pedidos de inclusão, número considerado bem abaixo das expectativas. As solicitações demoram a ser incluídas na página porque antes é necessário verificar toda a documentação encaminhada perante os critérios determinados pelo site.

No Ficha Limpa, os candidatos podem prestar contas de suas campanhas eleitorais de maneira voluntária, informando semanalmente a origem e o montante dos recursos obtidos, bem como os gastos efetuados. Assim, é possível se antecipar às exigências da legislação eleitoral, que divulga os dados referentes às finanças das campanhas somente 30 dias depois das eleições.

A página foi idealizada pelas mesmas entidades que trabalharam pela aprovação da Ficha Limpa, lei que barra candidaturas de políticos que tenham sido condenados na Justiça por um órgão colegiado (quando mais de um juiz decide) nos casos de alguns crimes considerados graves.

Fazem parte do projeto o MCCE (Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral) e a Abracci (Articulação Brasileira contra a Corrupção e Impunidade).

As informações dos candidatos cadastrados estarão disponíveis para acesso de autoridades, adversários políticos ou de qualquer internauta. O site aceita cadastramento de postulantes a todos os cargos desta eleição, exceto o de deputado estadual.