A Prefeitura Municipal de Campo Grande entrega nessa quinta-feira (23) a primeira etapa da construção de 231 casas do residencial José Teruel Filho, localizado na região do Bairro Dom Antônio Barbosa. A solenidade de entrega acontece às 9h30, no final da Avenida Evelina Selingardi.

A obra é subsidiada por recursos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (Fnhis), do governo federal, por meio de emenda do senador Delcídio do Amaral (PT). Para a construção das 231 casas serão destinados R$ 4,5 milhões.

Nesta fase, serão entregues 68 unidades residenciais. A solenidade contará com a presença do prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho (PMDB), do senador Delcídio do Amaral (PT) e do deputado estadual Pedro Teruel (PT), filho de José Teruel, que dará nome ao residencial.

José Teruel Filho (1920-2009): Filho de imigrantes espanhóis, José Teruel Filho viveu no interior de São Paulo até 1973, quando mudou-se para Dourados (MS). Em 1979, mudou-se com a família para Campo Grande, onde construiu com suas próprias mãos a pista de pouso conhecida como “Aeroporto Teruel”. Tratava-se de uma área na zona rural do município, constituída de cerrado bruto. A limpeza e o nivelamento do terreno exigiram de José Teruel Filho e de seus filhos (Pedro Teruel, José Roberto Teruel e Antônio Teruel) meses de trabalho ininterrupto em cima de um trator.

O Senhor José Teruel Filho foi um homem que sempre acreditou que só o trabalho constrói. Dedicou-se com tenacidade a todas as atividades que desenvolveu ao longo de sua vida. Diante das dificuldades de sua época tornou-se autoditada em vários ofícios. Estava sempre em busca de inovações, criando e aperfeiçoando máquinas e ferramentas que pudessem otimizar o seu trabalho.

Foi um homem que sempre viveu à frente do seu tempo. De forma discreta, viveu integralmente com dedicação à sua família e ao trabalho, deixando sua marca nas estradas que abriu, nas fazendas que formou, nas árvores que plantou e nas pistas de pouso que inaugurou. Era um homem sensível que gostava de música clássica e tocava violão.

Por ocasião do seu falecimento, José Teruel Filho recebeu diversas homenagens póstumas. Especialmente das Câmaras Municipais de Paranavaí (PR), de Campo Grande, Laguna Carapã, Bataguassu e Sidrolândia, todas do Estado de Mato Grosso do Sul. Também prestaram homenagens as Assembleias Legislativas dos Estados de São Paulo e de Mato Grosso do Sul, além da Câmara Federal dos Deputados, em Brasília.

José Teruel Filho viveu 30 anos em Campo Grande. Nesta capital residem todos os seus familiares, incluindo os seus oito netos e quatro bisnetos.