Porto Murtinho: “Touro Bandido” vence festival

Pela terceira vez o Touro Bandido é eleito o único e verdadeiro filho do Touro Candil no Festival Internacional de Porto Murtinho. A vitória foi anunciada neste sábado (20), na praça de eventos da cidade com a contagem dos pontos aberta ao público. O Festival foi realizado de 12 a 15 de novembro e todas […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Pela terceira vez o Touro Bandido é eleito o único e verdadeiro filho do Touro Candil no Festival Internacional de Porto Murtinho. A vitória foi anunciada neste sábado (20), na praça de eventos da cidade com a contagem dos pontos aberta ao público.

O Festival foi realizado de 12 a 15 de novembro e todas as atividades valeram pontos para os touros Bandido e Encantado. A primeira etapa da pontuação foram as competições esportivas que se dividiram em corrida de chalana no rio Paraguai, travessia do rio a nado, corrida de barco, campeonato de kartcross e corrida internacional do dique, onde os participantes escolheram qual touro representar.

A segunda etapa foi a apresentação na arena com as equipes contando a história de cada touro através do teatro e dança. Foi formado um corpo de jurados com profissionais das áreas da cultura, turismo e jornalismo para análise dos quesitos que passaram por harmonia, animação, letra e música, fantasia, torcida, coreografia e análise dos personagens (espanhola, toureiro, Virgem de Caacupè e o touro).

Para o presidente da Fundação de Cultura de Campo Grande (FUNDAC), o espetáculo apresentado em Porto Murtinho se destaca como um enriquecimento da cultura Sul-mato-grossense. “Os Touros de Porto Murtinho são únicos e a figura do Touro Paraguaio Candil deve ser lembrada sempre como o ponto de partida da apresentação. Não tem nada a ver com Parintins”, destaca Roberto Figueiredo que foi especialmente convidado para ser jurado. O corpo de jurados foi formado por Carlos Arakaki, Valdir Gomes, Rose Arandas, Erivaldo de Oliveira, Djalma Loubet, Augusto Barbosa Mariano e Cesar Quintas.

Apesar de perder na pontuação geral, o Touro Encantado (cor amarela) pelo segundo ano consecutivo venceu na arena como a melhor apresentação, mostrando a força dos jovens da cidade que participaram de todas as etapas de produção, desde a confecção do figurino à criação da coreografia. Já o Touro Bandido (cor verde) levou a melhor nas competições esportivas atingindo a marca de 26 mil pontos, sendo eleito o campeão desta 6ª edição do Festival Internacional. Ambos os touros eram até então bicampeões da disputa.

O prefeito Nelson Cintra fez questão de anunciar toda a pontuação, item por item. “A disputa dos touros em Porto Murtinho foi um sonho concretizado. O nosso objetivo maior é envolver a população e construir uma nova história para a cidade, onde a família murtinhense e os jovens têm uma nova perspectiva de vida através da arte. Um povo sem cultura, é um povo sem história”, destaca Cintra.

Conteúdos relacionados