Audiência Pública discutiu propostas e aprovou o Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS) de Ladário, na segunda-feira, 20 de dezembro, na Câmara. Aprovado, o PLHIS será agora encaminhado ao Ministério das Cidades, já que se trata de uma exigência do Governo Federal para que os municípios se organizem e planejem o projeto de habitação, capacitando-se dessa forma para buscar os recursos.

De acordo com a equipe da MP Assessoria, que coordenou a elaboração do PLHIS, há previsão de construção de 2.418 unidades habitacionais de 40 metros quadrados com recursos próprios e outras 690 em parceria com a iniciativa privada em Ladário. “O PLHIS facilita a abertura de linhas de financiamento.

O público alvo das moradias são as famílias de baixa renda, de 0 a 3 salários mínimos de ganho conjunto”, ressaltou a professora de arquitetura urbana a Uniderp, Neila Viana Vieira, uma das coordenadoras do PLHIS de Ladário.

O plano destaca ainda a necessidade de se articular programas de inclusão social para as famílias contempladas pelas moradias. “Não basta apenas construir e colocar as famílias nas suas casas, mas é necessário dotar a área de toda a estrutura, como praças, escolas, área de lazer, segurança”, ressaltou a professora Neila Vieira.

A arquiteta afirmou ainda que o plano prevê a preservação dos ribeirinhos e trabalhadores rurais em seu habitat, mesmo que esteja ocupando áreas de proteções ambientais. “Ninguém conhece melhor a história do lugar do que seu morador, que deve permanecer ali e ser capacitado”, destacou Neila Vieira.

Também faz parte da coordenação do plano Lígia Petelinkar, da MP Assessoria. Além do prefeito José Antonio, participaram da condução dos debates o secretário municipal de Desenvolvimento Integrado, Roberto Guimarães, e o assessor de projetos da Prefeitura, André Rodrigues.

Também participaram dos debates lideranças de associações de bairros, entre eles Romildo Ferreira, presidente da Associação dos Moradores do Alta Floresta I e II, e Luiz do Espírito Santo, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ladário.