O resultado da pesquisa Vox Populi divulgada na noite desta sexta-feira (23), que coloca Dilma Rousseff oito pontos à frente de José Serra na corrida pela Presidência, foi recebido com “humildade” pelos petistas. No lado tucano, o clima é de ceticismo.
O líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), afirmou que os números mostram a consolidação da candidatura de Dilma, que está se tornando cada vez mais conhecida pelos eleitores.
– O povo vê que ela é a única de todos os candidatos que pode unificar o Brasil e aprofundar as conquistas políticas, sociais e econômicas do governo. […] A Dilma é o Brasil que está dando certo.
De acordo com o levantamento, divulgado pela TV Bandeirantes, Dilma tem agora 41% das intenções de voto, contra 33% de Serra. Marina Silva, do PV, segue em terceiro lugar, com 8%. Os outros presidenciáveis, juntos, não chegam a 1%.
 
A petista também leva vantagem no segundo turno. Segundo a sondagem, a petista tem 46% contra 38% do tucano. Brancos e nulos somam 4%, e os que responderam não saber em quem votar chegam a 13%. A margem de erro é de 1,8 ponto, para mais ou para menos.
Outra pesquisa
Pelo lado de Serra, o deputado Paulo Bornhausen (SC), líder do aliado DEM na Câmara, minimizou o resultado apresentado pelo Vox Populi e disse que prefere esperar a pesquisa Datafolha, que deve ser divulgada neste sábado (24).
O motivo, segundo ele, é o número de entrevistas que cada instituto faz. A pesquisa contratada pela Bandeirantes ouviu 3.000 eleitores, enquanto o Datafolha registrou levantamento em que pretende consultar 10.730.
– Vamos esperar o Datafolha, acho que um levantamento que ouve dez mil pessoas é um retrato mais preciso do que esse.
No último levantamento do Datafolha, divulgado no ínicio do mês, Serra e Dilma apareceram em empate técnico, com 39% e 38%, respectivamente.