Pular para o conteúdo
Geral

Obras mudam o curso do córrego Prosa e especialista alerta para o risco de enchentes

De acordo com o doutor em Ecologia, capitão da Polícia Militar Ambiental, Ednilson Queiroz, os impactos ambientais são inevitáveis, mas poderiam ser atenuados com a contenção das águas nas residências
Arquivo -

De acordo com o doutor em Ecologia, capitão da Polícia Militar Ambiental, Ednilson Queiroz, os impactos ambientais são inevitáveis, mas poderiam ser atenuados com a contenção das águas nas residências

A forte chuva que caiu ontem na capital não trouxe grandes estragos nas obras da Avenida Ricardo Brandão, mas atrapalhou o andamento das atividades. Segundo os operários que trabalham no local a ordem da empreiteira responsável pelo serviço é não dar declarações para a imprensa.

A equipe do Midiamax acompanhou o trabalho dos operários durante a manhã. Os homens que estão trabalhando no local estavam despejando entulhos dentro do córrego Prosa, na região do Cachoeirinha.

Um dos engenheiros – que pediu para não ser identificado – contou que as obras terão continuidade, apesar das chuvas. “Hoje começamos a mudança do leito do córrego para que as galerias possam ser feitas. Será feito um sistema de drenagem e o fechamento com concreto”, explicou. Segundo ele não há um prazo para a entrega das obras.

De acordo com o capitão da Polícia Militar Ambiental, Ednilson Queiroz, os impactos ambientais são inevitáveis, mas poderiam ser atenuados com a contenção das águas nas residências. “Há outras maneiras de conter as águas pluviais, como a construção de cisternas e o reaproveitamento da água da chuva”, esclarece.

Queiroz, que é especialista em recursos hídricos, entende que as águas, ao serem barradas nas cisternas, podem impedir as enchentes. “Várias intervenções já foram realizadas, mas não geraram efeito, e é possível uma ação junto à população. As chuvas freqüentes têm mostrado que as obras não são suficientes, devido ao grande número de áreas impermeabilizadas”. Segundo ele, como a prefeitura não consegue fiscalizar todos os domicílios para ver se está sendo cumprida a lei do uso de solo, poderia ser dado desconto de IPTU para aqueles que construíssem sistema de contenção das chuvas.

A mesma opinião é compartilhada pelo especialista em planejamento urbano e professor de Arquitetura da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Ângelo Arruda, que há tempos vem alertando sobre a falta de condições do solo na Bacia do Prosa, em entrevistas ao Midiamax.

Para Arruda, “o Plano Diretor da cidade não tem sido respeitado e, sem espaço, toda a água cai sobre o trecho canalizado do córrego Prosa, que não suporta o volume e aí aparecem os danos”.

“A cidade precisa parar e encontrar um caminho para o seu desenvolvimento. O Plano Diretor precisa ser respeitado, caso contrário a população vai continuar sofrendo as conseqüências pela falta de planejamento”, finalizou.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Pode isso? Cinco hábitos que você faz no trânsito e não sabe que geram multa

Como a publicidade ajuda a moldar o papel da ‘mãe’ na sociedade?

3ª Câmara Criminal nega recurso de insanidade mental para padrasto que atirou e matou enteado em Eldorado

título eleitor eleitores

Atenção, eleitor de MS: prazo para regularizar situação eleitoral termina no dia 19

Notícias mais lidas agora

Entre tantas, alienação parental é mais um tipo de violência contra mães

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

palmeiras campeonatos

Onde assistir: Rodada de futebol tem Palmeiras contra São Paulo e campeonatos internacionais

Frio chegou? Temperatura despenca 11ºC em menos de 24h em Campo Grande

Últimas Notícias

Sem Categoria

Semana começa com mais de mil vagas ofertadas pela Funsat em Campo Grande

Para se candidatar a uma das vagas é preciso que o candidato esteja com o cadastro atualizado

Famosos

Sertanejo Marrone cai do palco e show é encerrado em Goiânia

Cantor bateu a cabeça e precisou ser socorrido

Esportes

Ao som de ‘Evidências’, Brasil conquista primeiro ouro em conjunto na Copa do Mundo de ginástica rítmica

Seleção brasileira superou as notas da Espanha e da França, que levaram a prata e o bronze, respectivamente

Mundo

Zelensky acolhe proposta de diálogo da Rússia, mas pede cessar-fogo imediato

Putin sugeriu retomar as negociações diretas com a Ucrânia na próxima quinta-feira