Novo Código de Processo Civil será debatido na Capital
No próximo dia 20 de setembro, Campo Grande será palco de uma audiência pública que irá debater o novo Código de Processo Civil (CPC). A Comissão Especial de Senadores estará colhendo sugestões dos diversos profissionais operadores da justiça e da comunidade sul mato-grossense, para que sejam feitos os ajustes necessários no texto construído anteriormente pela […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
No próximo dia 20 de setembro, Campo Grande será palco de uma audiência pública que irá debater o novo Código de Processo Civil (CPC). A Comissão Especial de Senadores estará colhendo sugestões dos diversos profissionais operadores da justiça e da comunidade sul mato-grossense, para que sejam feitos os ajustes necessários no texto construído anteriormente pela Comissão de Juristas. A audiência acontece às 9 horas, no auditório do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul.
A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul, por meio da Comissão de Acompanhamento da Reforma do Código de Processo Civil, participará da audiência e já encaminhou ao relator da matéria, senador Valter Pereira, algumas sugestões para o novo CPC. Durante o evento, o presidente da Comissão de Acompanhamento da Reforma do Código de Processo Civil da OAB/MS, Coraldino Sanches Filho, e demais membros irão expor as propostas da entidade que foram entregues ao senador Valter Pereira.
Estão confirmadas as participações dos senadores Valter Pereira (PMDB-MS), Acyr Gurgacz (PDT-RO) e dos membros da Comissão de Juristas Luiz Fux (Ministro do Superior Tribunal de Justiça e presidente da Comissão de Juristas) e Marcus Vinicius Furtado Coelho (Secretário-Geral do Conselho Federal da OAB).
Nas últimas semanas, o senador Valter Pereira já promoveu várias visitas institucionais a autoridades federais, como o presidente do Supremo Ttribunal Federal, Superior Tribunal de Justiça, do Conselho Federal da OAB e ao Ministro da Justiça, para ampliar as discussões sobre o tema. Nessas ocasiões ouviu que a proposta do Senado é adequada ao atacar, por meio de novos instrumentos processuais, a questão da morosidade e da insegurança jurídica, mas que ajustes pontuais ainda precisam ser feitos no sentido de construir um consenso que garanta a rápida aprovação da matéria.
Para o senador, o Código de Processo Civil envelheceu, tornando-se impotente para garantir crescentes demandas da sociedade e o Senado Federal acertou quando decidiu enfrentar o desafio de modernizar essa lei. “É imprescindível que se garanta a duração razoável dos processos pois a justiça tardia é injustiça”, afirmou.
Valter Pereira afirmou ainda que o Senado está cumprindo uma agenda positiva ao manter atuante, mesmo em período eleitoral, os trabalhos de elaboração de Códigos importantes para a sociedade. Atualmente estão em análise pelos senadores: Código de Processo Civil, Código de Processo Penal e Código Eleitoral. Até o dia 21 de novembro, o senador Valter Pereira pretende aprovar o relatório final do novo CPC.
Mudanças
As principais modificações propostas no Projeto dizem respeito à diminuição de formalidades e de recursos e, também, ao fortalecimento da jurisprudência e da segurança jurídica. Instrumentos como “o incidente de resolução de demandas repetitivas”, possibilitará uma decisão igual para casos de massa permitindo a resolução de milhares ou, até, milhões de lides a partir de uma única sentença são fundamentais para desobstruir as diversas instâncias e permitir, ao mesmo tempo, mais rapidez e qualidade nas decisões judiciais.
A Comissão de Senadores percorreu diversas capitais nas cinco regiões do País para colher sugestões que possam aperfeiçoar a proposta dos juristas e , até o final do ano, pretende aprovar o relatório final de seus trabalhos. “Colaborar para a construção de uma justiça que atenda de forma adequada é, mais que um direito, um dever de uma nação que garante os direitos fundamentais de seus cidadãos”, ressaltou o senador Valter Pereira.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
SAMU recebe seis novas ambulâncias em Campo Grande
As viaturas foram adquiridas em compensação pela retirada de oito veículos antigos do SAMU
Definido calendário do futebol de Mato Grosso do Sul na temporada 2025
Temporada começa no dia 18 de janeiro, com a abertura do Campeonato Estadual de Futebol Masculino da Série A, principal competição do estado
Ele é o pai? Exame de DNA de suposto filho de Leandro revela a verdade
Após entrar na Justiça, homem de 45 anos tem a verdade revelada a respeito da suposta paternidade de Leandro; veja o resultado do exame de DNA
Procura por material escolar já começou e papelarias de Campo Grande se preparam para ‘boom’ de janeiro
Papelarias de Campo Grande já estão com estoque pronto para ano letivo de 2025
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.