Pular para o conteúdo
Geral

No ano, Ladário tem 50 casos confirmados de dengue

  A Secretaria Municipal de Saúde divulgou nesta segunda-feira, 19 de julho, balanço sobre a situação da dengue em Ladário, de acordo com planilha atualizada da Secretaria de Estado da Saúde até 1º de julho. O município possui 281 notificações de dengue em 2010, dos quais 50 casos foram confirmados após exames laboratoriais em Campo […]
Arquivo -

 

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou nesta segunda-feira, 19 de julho, balanço sobre a situação da dengue em , de acordo com planilha atualizada da Secretaria de Estado da Saúde até 1º de julho. O município possui 281 notificações de dengue em 2010, dos quais 50 casos foram confirmados após exames laboratoriais em Campo Grande. Ladário ocupa hoje a 35ª posição entre os 78 municípios do Estado, com índice 1.496 de incidências, dado resultante entre a média do número de notificações a cada 100 mil habitantes e a população do município, no caso 18.789 pessoas. Dessa forma, Ladário ocupa a faixa amarela do quadro de dengue estabelecida pela Secretaria de Estado de Saúde, estando portanto com “risco moderado”. No município, a dengue está sob controle e existem estratégias para combater a contaminação.

Existem outras três faixas de risco de dengue – a verde para o “risco baixo”, a laranja para o “risco alto”, e a faixa vermelha para o “risco muito alto”. Campo Grande está na faixa vermelha, de “risco muito alto”, com 39.168 notificações e incidência de 5.187. Em penúltimo lugar, nesta mesma faixa vermelha, está Jardim, com 1.604 notificações (população de 24.172) e incidência de 6.636; e em último lugar , com 497 notificações para uma população de 7.466 e incidência de 6.657. Corumbá está na faixa amarela, como Ladário, e ocupa hoje a 37ª posição, com 1.750 notificações (para uma população de 99.475) e incidência de 1.759.

Diante do recente alarmismo feito por setores desinformados que tratam notificações (281) como número de casos confirmados, o secretario municipal de Saúde, Cleber Colleone, esclareceu: “Notificações resultam de pessoas que se apresentam com sintomas da doença, mas a confirmação ou não do caso só se verifica por meio de exame específico, e Ladário conta hoje com 50 casos confirmados no ano”.

Cleber Colleone lembrou ainda que as planilhas deixadas pela administração passada para notificações e casos de dengue em Ladário estavam zeradas, ou seja, os dados simplesmente não eram coletados. O controle de notificações, casos e incidências só passou a ser feito em 2010, quando assumiu a administração de José Antonio Assad e Faria. “E, hoje, mesmo o ladarense que dá entrada no Posto de Saúde do Hospital de Caridade em Corumbá com sintomas de dengue faz parte do nosso controle, pois é registrado pelo seu endereço, em Ladário”, afirmou o secretário. “Assim, é natural que o número de notificações tenha aumentado em Ladário. Não mascaramos dados. Notificação alta é sinal de que a Vigilância Sanitária está funcionando, que a Saúde está atenta”, acrescentou.

O secretário Cleber Colleone ressaltou ainda que Ladário tem, sim, estratégias em andamento para o combate da dengue, entre elas a limpeza de praças, calçadas e terrenos públicos; e orientação a moradores e estudantes sobre a necessidade de não acumular sujeira nos quintais; orientações, em parceria com a Gerência de Meio Ambiente, estimulando a coleta seletiva de lixo; borrifação por áreas e controle do mosquito vetor.

Por outro lado, a falha no sistema de abastecimento de água potável nos bairros por parte da Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul) tem forçado os moradores a estocarem água em depósitos a céu aberto, o que facilita a proliferação dos mosquitos transmissores de dengue. Esse diagnóstico foi feito em Ladário pelo consultor em dengue do Ministério de Saúde, Rivaldo Venâncio, que apontou a falha e solicitou providências ao Governo do Estado.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Após batida forte entre dois carros, Bombeiros ‘serram’ veículo para retirar vítima

Família procura por idoso que sofre da Doença de Alzheimer desaparecido neste sábado

Idoso perde R$ 1,2 mil ao cair em golpe de falso advogado com conta de WhatsApp clonada

Polícia Militar prende dupla em flagrante após furto de motocicleta e iPhone

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Corinthians joga mal e perde para o Mirassol em duelo com cavadinha errada de Memphis

Últimas Notícias

Esportes

Operário supera Creespom-DF e avança para a segunda fase do Brasileiro Feminino A3

Com um gol salvador de Aíssa nos acréscimos da primeira etapa, o Galo fez história e avançou para a segunda fase pela primeira vem sua história

Polícia

Confronto em Itaporã termina em morte após denúncia de violência doméstica

Na residência foram apreendidas três armas de fogo que seriam de posse do homem que acabou morto

Esportes

Flamengo mantém tabu e derruba Bahia no Maracanã com gol solitário de Arrascaeta

Flamengo reassumiu de forma provisória a liderança do Campeonato Brasileiro, mas pode ser ultrapassado pelo Palmeiras no domingo

Brasil

Corpo de arquiteto desaparecido após show da Lady Gaga é encontrado

Arquiteto Igor Sousa havia desaparecido na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, foi encontrado próximo às Ilhas Cagarras na manhã deste sábado (10)