Ministério Público denuncia desvio milionário no Ibama Nacional

O MPF (Ministério Público Federal) acusa grupo de desviar milhões de reais usando um projeto de cooperação internacional do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e do Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), entre 2003 e 2009. Uma ação civil pública contra um dos ex-diretores do Ibama e outras […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O MPF (Ministério Público Federal) acusa grupo de desviar milhões de reais usando um projeto de cooperação internacional do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e do Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), entre 2003 e 2009.

Uma ação civil pública contra um dos ex-diretores do Ibama e outras três pessoas foi aberta. Segundo o MPF, o tesouro nacional investiu mais de R$ 42 milhões na iniciativa, que era voltada para preservação do meio ambiente e melhoria de qualidade de vida de comunidades. Na prática, o projeto foi utilizado para contratação de pessoal e para aquisição de bens e serviços de forma irregular. Auditorias da Controladoria Geral da União comprovaram o desvio de verba pública.

Em liminar, o MPF pede a indisponibilidade de bens de todos os acusados. Se condenados, terão que devolver todos os gastos não comprovados.

Conteúdos relacionados