Ao discursar no Ceará o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem (29) que em seus oito anos de governo a parcela pobre da população aprendeu gostar do que é bom e também que é possível chegar ao poder. “Esse negócio de que pobre se contenta com pouco é mentira, isso é coisa daqueles que exploraram a gente a vida inteira.”

Segundo ele, “o povo aprendeu a gostar de coisa boa e aprendeu que pode chegar lá”. Na cerimônia de lançamento da pedra fundamental de uma refinaria da Petrobras, Lula sugeriu que o governador do Ceará, Cid Gomes, e o presidente da Petrobras, Sergio Gabrielli, façam um calendário de compromissos sobre o andamento da refinaria para que ela seja entregue no tempo previsto.

Lula disse que assim Dilma, o Ministério do Meio Ambiente e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), poderão acompanhar o cronograma de execução das obras.“Às vezes as coisas param na mão do Ibama, do Ministério Público e, quando a gente pensa que vai inaugurar, nem começou”.

No Ceará, Lula participou do lançamento da pedra fundamental para a implantação da Refinaria Premium 2, da Petrobras. A área que está sendo estudada para a implantação da refinaria fica no Complexo Industrial do Porto de Pecém, no município de Caucaia (CE), onde está sendo iniciada a campanha de sondagem do terreno.

O empreendimento faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e deverá entrar em a partir de 2017, com produção de 300 mil barris por dia. De acordo com a Petrobras, deverão ser produzidos com baixo teor de enxofre, querosene de aviação, nafta, gás de cozinha e bunker (combustível para navio).