Pular para o conteúdo
Geral

Ladário inicia programas de combate à repetência escolar

Lançados na quarta-feira pelo prefeito José Antonio, os programas “Se Liga” e “Acelera Brasil”, em parceria com o Instituto Ayrton Senna e Ministério da Educação, vão atender 183 alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino (Reme), com o objetivo de melhorar o desempenho e o fluxo escolar. Os testes aplicados em alunos até o quinto […]
Arquivo -

Lançados na quarta-feira pelo prefeito José Antonio, os programas “Se Liga” e “Acelera ”, em parceria com o Instituto Ayrton Senna e Ministério da Educação, vão atender 183 alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino (Reme), com o objetivo de melhorar o desempenho e o fluxo escolar. Os testes aplicados em alunos até o quinto ano do ensino fundamental identificaram os estudantes em defasagem, com necessidade de inclusão nos programas de correção de fluxo. “Em todo o País, 27% ou quase 9 milhões dos estudantes da rede pública estão nesta situação”, destacou a secretária municipal de Educação, Eliene Urquiza. “Os programas buscam corrigir o baixo nível de aprendizado, a repetência, o analfabetismo e a evasão escolar”, acrescentou.

Para garantir o acesso à escola, os alunos matriculados nos programas terão transporte próprio da Prefeitura. Na quarta-feira, foram entregues à Secretaria Municipal de Educação as chaves de um automóvel zero km e de um ônibus reformado que agora reforçam a frota de veículos e vão ajudar a transportar os estudantes. Os alunos vão ocupar as salas da Escola Pólo Municipal 17 de Março, Extensão Maria Luiza Teixeira de Carvalho, na rua Tamandaré, Centro, e receberão as matérias de professores especialmente capacitados. “Não queremos fazer apenas uma melhoria, queremos fazer uma revolução na Educação de Ladário”, destacou o prefeito José Antonio, engenheiro formado no campus São Carlos da Universidade de . “Vamos oferecer educação e transporte de qualidade para nossas crianças”, acrescentou.

José Antonio lembrou que os programas têm como parceiro o Instituto Ayrton Senna, criado pela família do ex-piloto e ídolo da Fórmula 1, e justamente por isso ganha uma fonte a mais de incentivo para diretores, professores e alunos. “Além de ser o maior piloto de Fórmula 1 de todos os tempos, Ayrton Senna investiu milhões na educação das crianças e sempre será lembrado como um grande brasileiro”, ressaltou o prefeito.

Analfabetismo

Entre 10% e 35% dos alunos de 1ª a 4ª série ainda não sabem ler nem escrever. O analfabetismo é o maior vilão da educação pública no Brasil. Ele pune as crianças com a repetência, o difícil recomeço todos os anos, a insegurança e a baixa auto-estima. Criado pelo Instituto Ayrton Senna, o programa “Se Liga” alfabetiza crianças com distorção idade-série e provoca mudanças na educação formal. Desde sua implementação, em 2001, o Se Liga atendeu a 331.897 crianças de 403 municípios.

Desde 1997, o programa Acelera Brasil introduz na rede educacional uma cultura de gestão focada em resultados, e que combate os principais problemas do sistema de ensino: os baixos níveis de aprendizagem, a repetência e a distorção idade/série. Hoje cerca de 12 milhões de crianças e jovens no país não freqüentam a série escolar correspondente a sua idade.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Idoso perde R$ 1,2 mil ao cair em golpe de falso advogado com conta de WhatsApp clonada

Polícia Militar prende dupla em flagrante após furto de motocicleta e iPhone

Corinthians joga mal e perde para o Mirassol em duelo com cavadinha errada de Memphis

MS já teve 22 postos autuados por irregularidades em bombas de combustível até abril de 2025

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Red Bull Bragantino empata com o Grêmio e assume a liderança provisória do Brasileirão

Últimas Notícias

Esportes

Flamengo mantém tabu e derruba Bahia no Maracanã com gol solitário de Arrascaeta

Flamengo reassumiu de forma provisória a liderança do Campeonato Brasileiro, mas pode ser ultrapassado pelo Palmeiras no domingo

Brasil

Corpo de arquiteto desaparecido após show da Lady Gaga é encontrado

Arquiteto Igor Sousa havia desaparecido na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, foi encontrado próximo às Ilhas Cagarras na manhã deste sábado (10)

Trânsito

Após batida forte entre dois carros, Bombeiros ‘serram’ veículo para retirar vítima

Corpo de Bombeiros Militar fez uso de aparelho desencarcerador, com objetivo de remover partes da estrutura do veículo e possibilitar a extração segura da pessoa

Cotidiano

Família procura por idoso que sofre da Doença de Alzheimer desaparecido neste sábado

Idoso desapareceu em uma propriedade rural no Assentamento MSTB, no município de Ribas do Rio Pardo, próximo ao balneário Mantena