O nome de está indo longe e tornando-se conhecido também por meio do esporte. A ladarense Larissa Rianne Farias se prepara para disputar o Campeonato Brasileiro de Judô, dia 28 de agosto, em Goiânia, apontada como uma das favoritas para ficar com a medalha de ouro na sua categoria, meio leve (até 44 quilos).

Ela é uma pré-juvenil, faixa marron, de 14 anos e 1 metro e 44cm de pura garra e determinação, que defende o clube Camala (Casa do Marinheiro de Ladário), onde deu seus primeiros movimentos no judô aos 5 anos de idade, como participante do Projeto Esporte é Vida. “Quero levar o nome de Ladário para competições internacionais”, avisa a judoca, durante um intervalo de seu treinamento no clube Camala.

O futuro de Larissa como judoca competitiva ganhou fortes contornos no dia em que o campeão olímpico meio-pesado de judô, Aurélio Miguel, esteve no clube Camala e avaliou sua troca de faixa. “Trata-se de uma judoca de bom potencial, uma atleta de futuro”, afirmou o campeão. Da campeã Vânia Ishii recebeu os mesmo elogios.

Com avaliações desse porte, a judoca ladarense ganhou ainda mais motivação para seguir sua trajetória. Outro ponto de apoio decisivo tem sido o pai dela, Luiz Gustavo Farias, 3º Sargento da Marinha que toma conta com carinho da carreira da filha. “Ela vai muito longe no judô, mas precisa de apoio”, afirma Luiz Gustavo. O pequeno Luiz Gabriel, de 6 anos, motivado pelo sucesso da irmã, já dá seus primeiros passos no judô, para orgulho do pai.

Larissa estuda no Colégio Adventista de Corumbá e defendeu sua escola nos Jogos Escolares. Este ano vai participar dos Jogos Estudantis Brasileiros em Fortaleza, mas até para essa viagem vai precisar de patrocínios de empresas interessadas em investir no esporte e estimular carreiras de potencial como a de Larissa. Um de seus apoiadores é a Prefeitura de Ladário.

O foco maior de Larissa é o Campeonato Brasileiro de Judô, que vai garantir vaga ao campeão de cada categoria para o Pan-Americano de Judô em Bogotá (Colômbia). O vice-campeão garante vaga para o Sul-Americano de Judô no Uruguai. Ela fará parte da delegação de Mato Grosso do Sul, mas mesmo assim vai precisar de recursos para viajar a Goiânia. “Essa é minha grande chance, será um momento importante para seguir lutando por Ladário”, afirmou a judoca.

Ela também treina no Sesi e na Academia Amadeu, em Corumbá. No clube Camala seu treinador é Hamilton dos Santos Souza, Sargento da Marinha. “Larissa é uma judoca diferenciada, muita aplicada e que vem evoluindo muito”, atestou o treinador. Quando a família se mudou para o Rio de Janeiro, ela continuou competindo e foi tricampeã estadual do Rio na sua categoria. Também foi três vezes campeã por Mato Grosso do Sul. É bicampeã brasileira regional por Mato Grosso do Sul e vice-campeã brasileira de 2009.

Serviço –

Mais de 500 crianças já participaram do Projeto Esporte é Vida iniciado em 2003, pelo 6º Distrito Naval. Interessados em se inscrever devem procurar o N-SAIPM do 6º DN na Avenida 14 de Março, em Ladário, fone 3234-1006. As informações são da assessoria de impresa da Prefeitura de Ladário.