Nesta 4ª feira, dia 20 de outubro, o IBGE estará encerrando a coleta de dados em Corumbá. Esse prazo foi estabelecido dentro de uma campanha na qual o órgão solicitava à população que não recebeu a visita dos recenseadores que entrasse em contato por um número telefônico e agendasse as visitas. Segundo a técnica em Informações Geográficas e Estatísticas da agência de Corumbá do IBGE, Sylvia Martinez Assad de Oliveira, muitas pessoas estão procurando o serviço de agendamento na cidade. Ela explica como serão as próximas etapas do trabalho censitário.

Entre os dias 20 e 31 de outubro, será realizado o que é chamado de processo de encerramento. “É o momento de fazermos as revisões, de corrigir algum dado coletado, de fazer ajustes, então existem números que poderão ser modificados nessa fase”, adiantou ao afirmar que as equipes continuam nas ruas em busca de moradores não recenseados.

Até o momento, Corumbá está com uma população de 100.258 habitantes, número que ultrapassou a estimativa inicial do trabalho que era de 99.467 pessoas. Com relação aos domicílios recenseados, faltam ainda 11% para fechar a meta que inclui 30.142 habitações.

A técnica em informações explicou ainda que, caso não atinja o estimado 100% de cobertura de domicílios, uma média da população por habitação será aplicado, o que em Corumbá está em 3,74. Mas, essa é a última atitude que os recenseadores procuram aplicar. “Assim perdemos as informações sobre saúde, educação que são muito importantes para o município, pois com elas se definem verbas federais para esses setores”, comentou.

Sylvia lembrou ainda que no dia 04 de novembro, o IBGE deve divulgar os primeiros resultados da pesquisa nacional de população. No mesmo período o órgão envia esses números para o TCU (Tribunal de Contas da União) e os municípios ganham um prazo para contestarem as informações, pois no dia 28 de novembro, será divulgado o resultado definitivo.

Já a partir do dia 29 de novembro, a população poderá receber mais uma vez a visita dos recenseadores. É o que avisa Sylvia ao explicar a pesquisa de avaliação. “Essa será uma fase em que os moradores avaliarão o nosso trabalho. É uma espécie de auditoria. Não serão todos que irão responder esses questionários, ainda iremos definir em quais regiões serão aplicadas”, disse.

Ladário

No município de Ladário, apesar de dados já apontarem para uma finalização da coleta de dados, Sylvia Martinez Assad de Oliveira, explica que moradores não recenseados também podem recorrer ao serviço de agendamento telefônico até o dia 20.

Ela diz que o município está passando pela fase de supervisão, período quando ainda podem ser feitas alterações. Assim, os ladarenses que não prestaram informações para a pesquisa nacional, podem ligar no telefone do posto de coleta em Corumbá.

Na última atualização, Ladário já ultrapassava os 19 mil habitantes (19.310) e 5.071 domicílios ocupados no município foram visitados. Havia uma estimativa de 5.698 domicílios ocupados, de acordo com o IBGE.

O telefone do posto de coleta do IBGE em Corumbá é (67) 3231-4155. O endereço, rua Cuiabá, 1333, em frente à Caixa Econômica Federal.