A apresentadora Adriane Galisteu, grávida de Alexandre Iódice, esbanjou alegria ao se entrar na Marquês de Sapucaí pela Acadêmicos da Rocinha, que contou a saga das mulheres guerreiras Ykamiabas junto ao grupo das escolas de samba do Grupo de Acesso do Rio de Janeiro.

Inspirado no livro de Regina Melo, Ykamiabas – Filhas da Lua, Mulheres da Terra , a história foi dividida na Sapucaí em cinco setores: Aurora de uma Nação, Formação do Reino das Ykamiabas, Filhas da Lua, Amazonas de Orellana e Ordem das Ykamiabas.

A apresentação teve o seu início na Era Glacial de 100 mil a 12 mil anos A.C., desde a época das geleiras até o começo da aventura pela América. A segunda fase contou a “Formação do Reino das Ykamiabas”, quando, nos primeiros povos, as mulheres guerreiras eram as portadoras de muyrakytãs, amuletos que proporcionavam força e saúde tinham o poder em suas mãos.

A terceira etapa, “Filhas da Lua”, mostrou a história das mulheres que prestavam reverências ao astro, o qual acreditavam possuir os poderes mágicos da criação da vida.