Para estabelecer parcerias entre empresários e os jovens atendidos pelo programa Projovem Trabalhador, a Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab), órgão ligado a Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas), realiza hoje (29), a partir das 8 horas, o “1º Encontro Projovem e Empresários”, na capital. O governador André Puccinelli e a secretária de Trabalho e Assistência Social, Tania Garib, participam da abertura do evento.

Como parte do Programa Nacional de Inclusão de Jovens, o Projovem Trabalhador tem como objetivos incentivar a elevação da escolaridade e promover a formação profissional dos jovens entre 18 e 29 anos. Por meio das ações do Projovem, os participantes aumentam suas possibilidades de inserção no mercado de trabalho, por meio do emprego, geração de renda e qualificação social e profissional.

A Funtrab realiza estudo e análise das potencialidades de cada município do Estado que participa do Projovem Trabalhador. Desta maneira, os participantes recebem a capacitação de acordo com as necessidades do mercado de trabalho local e integradas ao projeto de desenvolvimento dos municípios contemplados.

Com duração de seis meses, a qualificação aborda temas como empreendedorismo, economia solidária, equidade de gênero, gestão pública, terceiro setor, além de Português e Matemática, em um total de 350 horas/aula, sendo 100 de qualificação social e 250 de qualificação profissional.

Durante a qualificação, os jovens recebem auxílio financeiro no valor de R$ 100, lanche diário e kit contendo mochila, estojo, lápis, caneta, borracha, caderno, crachá e camiseta com identificação do programa.

O “1º Encontro do Projovem Trabalhador e Empresários” acontece no dia 29 de janeiro, às 8 horas, na sala de exposições Heliophar Serra do Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo.