Das 39 cidades mais afetadas pela enchente em Pernambuco, 30 estão em estado de emergência e outras nove em estado de calamidade pública, segundo dados da Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe).

O governador Eduardo Campos visitou dez destes municípios, neste sábado (26), para checar o funcionamento da chamada ‘Operação Reconstrução’, composta por 15 ‘gabinetes itinerantes’, que devem desburocratizar a realização de obras e a liberação de verbas necessárias.

Campos circulou pelas ruas mais atingidas pela enxurrada e circulou por uma escola que ficou submersa pela enchente em Jaqueira. “Os escritórios montados nas cidades serão importantes para garantir a rapidez de envio de recursos, a manutenção do que ainda ficou de pé e a reconstrução das casas”, afirmou o governador.

Neste sábado, ele passou por Barra de Guabiraba, Cortês, Amaraji, Primavera, Escada, Belém de Maria, Catende, Jaqueira e Maraial.

Vinte e duas secretarias de estado de Pernambuco estão mobilizadas em formar escritórios governamentais nas cidades atingidas. “Essa foi a maneira que encontramos para acelerar a reconstrução do que foi destruído em todos os municípios”, disse o governador ao G1 durante passagem pela cidade de Jaqueira (PE).