Um solitário golzinho, de pênalti, depois de três jogos sem marcar, foi o suficiente para dar ao Flamengo uma vitória insossa, mas fundamental, sobre o Ceará, neste sábado, no Maracanã. O triunfo por 1 a 0 levou o time rubro-negro aos 20 pontos e à sétima posição. A equipe cearense chega a sete jogos sem vencer e segue caindo na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro. Com 21 pontos, ainda é o quarto colocado.

Foram necessários mais de 384 minutos para que o Flamengo acabasse com o jejum de gols. E mesmo assim Petkovic só pôs fim à sequência graças a um pênalti, que Willians sofreu já aos 42 minutos da primeira etapa. Do ponto de vista da iniciativa, o placar de 1 a 0 até adequava-se ao maior ímpeto rubro-negro, mas não condizia com a incapacidade do time da casa de criar uma jogada ofensiva sequer capaz de levar perigo ao gol do ex-rubro-negro Diego.

Seria até mesmo injusto avaliar o desempenho de Leandro Amaral, que mal tocou na bola, diante da improdutividade do meio de campo. Por parte do Ceará, muito pouco também se viu. Apenas chutes de fora da área, principalmente em cobranças de longa distância do volante Michel. “A partida está difícil, aos poucos vamos entrando em forma e melhorando”, disse Petkovic, aparentemente esquecido que já estamos em agosto, não uma época do ano em que os jogadores ainda buscam a melhor forma física.

O segundo tempo foi ainda mais indigente do que o primeiro. As equipes simplesmente não criaram uma chance de gol relevante sequer. A melhor oportunidade foi do Ceará. Aos 20 minutos, Washington girou para cima de Welinton, mas chutou mal de esquerda. No mais, muita luta e muitos passes errados. Nem mesmo as alterações nas duas equipes foram capazes de mudar o cenário.

Por fim, a estreia de Renato e Leandro Amaral terminou bem pelo resultado, mas seu desempenho dentro de campo mostrou que ainda têm um longo caminho a percorrer.

Ficha técnica

Flamengo 1 x 0 Ceará

Flamengo – Marcelo Lomba; Leonardo Moura, Welinton, Ronaldo Angelim e Michael (David); Correa, Willians, Renato e Petkovic; Leandro Amaral (Vinícius Pacheco) e Val Baiano (Rafael Galhardo). Técnico: Rogério Lourenço.

Ceará – Diego; Oziel (Diogo), Anderson, Fabrício e Ernandes; Heleno, Michel, João Marcos (Geraldo) e Camilo; Washington e Tony (Wellington Amorim). Técnico: Sérgio Araújo (interino).

Gol – Petkovic (pênalti), aos 44 do primeiro tempo.

Cartões amarelos – Petkovic, Willians, Renato e Correa (Flamengo); Michel e Anderson (Ceará).

Árbitro – Wagner Reway (MT).

Renda – Não disponível.

Público – 20.696 pagantes.

Local – Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ).