Geral

Filhote de golfinho raro encalha e morre em praia do ES

O filhote de um golfinho de uma espécie rara, popularmente conhecido como golfinho-de-risso, encalhou na praia de Ponta da Fruta, em Vila Velha (ES), e morreu enquanto era atendido pelo Instituto Orca, neste sábado (23). Segundo Lupércio Araújo Barbosa, diretor executivo do instituto, é provável que o golfinho tenha morrido porque se afastou da mãe. […]

Arquivo Publicado em 23/10/2010, às 22h24

None

O filhote de um golfinho de uma espécie rara, popularmente conhecido como golfinho-de-risso, encalhou na praia de Ponta da Fruta, em Vila Velha (ES), e morreu enquanto era atendido pelo Instituto Orca, neste sábado (23).


Segundo Lupércio Araújo Barbosa, diretor executivo do instituto, é provável que o golfinho tenha morrido porque se afastou da mãe. “Este tipo de animal vive em águas profundas e é dependente da mãe, inclusive para se alimentar. Quando ele aparece na praia dessa forma, geralmente, é para morrer”, disse Barbosa, ao G1.

O filhote era macho, tinha no máximo dois meses, e media um metro e 20 centímetros. Ele foi encontrado por um grupo de surfistas que a princípio achou que fosse um filhote de baleia.

O animal não tinha marcas de rede ou mordidas de outros bichos e estava aparentemente saudável, segundo Barbosa. O Instituto Orca fará a necropsia para identificar as causas da morte do bicho.

Jornal Midiamax