O senador Delcídio do Amaral (PT) discordou hoje de sua colega de Senado, Marisa Serrano. Ela que é vice-presidente nacional do PSDB, disse, nesta semana, ao visitar exposição de quadros na Assembleia Legislativa, que o candidato tucano à presidência da República, José Serra, tende a ultrapassar a petista Dilma Rousseff, do PT, quando o horário eleitoral em cadeia de rádio e televisão começar.

“Vem aí o horário eleitoral, as entrevistas e os cinco debates. Serra é melhor, mais experiente”, opinou a parlamentar.

Delcídio cita que Dilma tem uma história de luta pela democracia e experiência executiva tendo passado por ministérios importantes do governo Lula, currículo que virá à tona no horário eleitoral. “Respeito a posição da Marisa, mas a Dilma vai segurar muito bem. Não tenho dúvidas disso”, mencionou hoje pela manhã após gravar mensagens de TV para o aniversário de Campo Grande, em área no Bairro Bela Vista.

Ademais, para Delcídio, a falta de experiência política em comparação com Serra que nas eleições anteriores foi eleito para o governo de São Paulo, será compensada pelo respaldo que virá da base aliada. “A base é muito ampla. Além do mais tem o tempo em TV superior ao do adversário”, avalia.

Pela definição do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Dilma terá o maior espaço na TV, com 10 minutos 38 segundos e 54 centésimos. Serra terá sete minutos, 18 segundos e 54 centésimos. Marina Silva, do PV, um minuto, 23 segundos e 22 centésimos.

A propaganda eleitoral gratuita na televisão e rádio terá início no dia 17 de agosto, e encerra no dia 30 de setembro. A distribuição da quantia de minutos no horário eleitoral foi estabelecida obedecendo proporções das bancadas dos partidos no Congresso.