Nesta semana, os Agentes de Trânsito de Corumbá participam de um curso de técnicas de abordagem e motivações trabalhistas visando melhorar a comunicação entre agentes e condutores. Segundo a Agência Municipal de Trânsito e Transporte, o curso é baseado nas dez principais infrações ocorridas nos últimos seis meses em Corumbá, ressaltando as cinco primeiras. Em primeiro, dirigir falando ao celular; segundo, licenciamentos vencidos; terceiro, desobediência; quarto, ultrapassar semáforo com sinal vermelho e quinto, dirigir veículo de passeio sem porte da Carteira Nacional de Habilitação.

“Até o dia 17 de julho, os agentes estarão recebendo palestras educativas, visando situações relativas a humor, técnicas de abordagem no trânsito, técnicas de liderança, além de orientações vigentes referentes às dez principais infrações que ocorreram nos últimos seis meses na cidade. Por exemplo, como agir em situações em que o condutor está falando ao telefone enquanto dirige o veículo; como abordar um veículo que ultrapassou o sinal vermelho; como proceder de forma tranquila e eficaz com condutores que estão dirigindo um veículo sem portar CNH. São colocadas as diversas formas de práticas do dia a dia para que os agentes possam agir conforme as leis vigentes e de forma segura e adequada, como devem ser tratados os condutores. Essa ação visa estabelecer melhorias entre o relacionamento dos agentes de trânsito e condutores”, explicou Gerson Moraes, responsável pelo setor de Educação da Agetrat.

Os agentes aprovam a medida educativa e ressaltam os aspectos que devem ser melhorados com esse tipo de ação. “Qualquer informação vigente sobre o trabalho no trânsito, feita à nós, que atuamos diretamente com o público, é enriquecedor. Além do acréscimo de informações, com certeza teremos uma melhoria de trabalho. É claro que isso vai depender de nosso relacionamento com as diversas situações envolvendo o condutor. Mas com essas palestras, esse investimento do município, nos sentimos mais confiantes em nosso serviço”, frisou o agente de trânsito Marcelo da Silva Rey.

“Todos os dias, enfrentamos situações adversas no trânsito da cidade, por diversas vezes somos ofendidos, mas, é neste momento que essas ações educativas se fazem valer, pois somos orientados aqui em como proceder neste tipo de situação. Os condutores devem entender que o nosso serviço é fiscalizar e orientar o tráfego na cidade. Nosso serviço não é punir, até porque todos deveriam ser vigentes das regularidades e irregularidades no trânsito, mas, se não se lembram, estamos aqui para fazer valer as leis e garantir em primeiro lugar a segurança de todos. Por isso, é essencial que contemos com a compreensão dos condutores também”, avaliou o agente Paulo Vitor de Souza Soares.

Dirigir e falar ao celular

Nos últimos seis meses, de janeiro a 25 de junho, a Agência Municipal de Trânsito e Transporte de Corumbá registrou 412 autos de infração a condutores que foram flagrados dirigindo e falando ao celular. É um número relativamente alto de infrações, o que mostra que este tipo de atitude precisa ser revertido.

Esta estatística apresentada pela Agetrat visa estabelecer os dez itens de infrações mais registrados nos últimos seis meses. Em segundo vem o licenciamento vencido, com 271 autos; em terceiro, a desobediência no trânsito, com 182 autos; em quarto, avançar o sinal vermelho do semáforo com 164; em quinto, com 134 autos, estacionar o veículo nas calçadas; sexto com 118 infrações, dirigir veículo sem possuir Carteira Nacional de Habilitação; em sétimo, conduzir veículo sem porte de documento obrigatório, com 117 autos de infração; em oitavo, com 106 autos, é a tramitar pela contramão em vias de sentido único de circulação.

O penúltimo lugar com 101 autuações, estacionamento de veículo em desacordo com as condições regulamentadas especificamente pela sinalização e em último, com 65 autos de infração, estacionamento de veículos em filas duplas.