Centro de Apoio ao Deficiente Visual elabora livro digital

Os profissionais da educação do Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual (CAP/DV) estão realizando um livro digital para dar suporte à aprendizagem dos seus alunos. O livro é resultado de uma capacitação que o Ministério da Educação (MEC) realizou em fevereiro e foi ministrado pela assessora técnica do MEC, Profª Lidiane Marchese, com a […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Os profissionais da educação do Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual (CAP/DV) estão realizando um livro digital para dar suporte à aprendizagem dos seus alunos.

O livro é resultado de uma capacitação que o Ministério da Educação (MEC) realizou em fevereiro e foi ministrado pela assessora técnica do MEC, Profª Lidiane Marchese, com a finalidade de repassar aos profissionais do Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual, vinculado à Secretaria de Estado de Educação (SED) e aos educadores do Núcleo de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual da Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande, instruções para a produção do livro digital acessível aos alunos cegos pelo Programa Mec Daisy e operacionalização do Acervo Digital Acessível (ADA).

O ADA é o banco de dados dos livros produzidos. “Este será mais um recurso que oportunizará acessibilidade aos deficientes visuais garantindo assim uma inclusão com responsabilidade e qualidade” afirmou a instrutora Lidiane.

O livro digital atenderá a todos os alunos especiais da rede estadual e municipal de ensino. Além de proporcionar a inclusão social do aluno cego desde os primeiros anos na escola, o Centro de Atendimento Pedagógico ao Deficiente Visual (CAP-DV) trabalha pela capacitação de professores para que eles aprendam mais recursos para lidar com os estudantes deficientes visuais.

Em abril haverá mais uma etapa da capacitação realizada pelo Ministério da Educação, com o objetivo de repassar orientações ao CAP/DV de como depositar o livro digital no ADA.

Conteúdos relacionados