A queda de dois balões ocorrida no último sábado (30) em Boituva, interior de São Paulo, deixou 14 pessoas feridas e matou o piloto Antonio Carlos Giusti e o casal Daniela Gonçalvez Ciarollo e Franklin Ciarollo, ambos de 31 anos, que fazia um passeio. O acidente é o primeiro com balões a provocar morte no Brasil.

Segundo o balonista Johnny Alvarez, de 37 anos, que pilotava outro balão no dia do acidente, uma forte rajada de vento foi a causa da queda. Alvarez, dono da empresa de balonismo Johnny do Balão, conseguiu pousar num campo e foi resgatado com dois amigos. “A frente fria se antecipou à previsão e nos pegou de surpresa”, disse.

Alvarez contou que os balões se aproximavam do ponto de pouso, quando foram arrastados pelo vento. No total, tinham decolado do Centro de Paraquedismo oito balões, segundo ele, mas apenas três – o dele e os dois que caíram – foram apanhados pela rajada.

De acordo com Alvarez, o piloto Antonio Carlos Giusti, uma das vítimas, era muito experiente. Os balões que caíram em um campo e em uma usina da rodovia Castelo Branco, altura do km 112, tinham oito pessoas a bordo e nove, respectivamente.

Entre os feridos estão a produtora da Rede Record Maria do Carmo Santos e seu marido, Claudio Santos. Segundo Vera Lucia Horn, amiga do casal, Maria do Carmo foi transferida do Hospital Sanatorinho, em Itu, para o Hospital Santa Catarina, em São Paulo.

Claudio foi levado ao Hospital Regional de Sorocaba, mas passa bem. “Ele está conversando. Estamos mais preocupados com ela, pois ainda não foi dado um diagnóstico”, diz.

Os corpos das vítimas foram encaminhados ao Instituto Médico Legal de Itapetininga.