O candidato colombiano a governador provincial José Pérez Restrepo, ferido neste domingo em uma tentativa de sequestro das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), disse que conseguiu se salvar graças a um rosário que levava junto ao peito e que ricocheteou uma das balas. A tentativa de sequestro deixou cinco mortos.

“Poderia ter sido mais grave. Um dos disparos que recebi poderia ter me matado ou me deixado gravemente ferido. Graças a Deus, o rosário me protegeu”, Restrepo.

No momento do ataque, Pérez fazia campanha pelo Partido Conservador (da coalizão governista) para a eleição ao governo do Departamento de Guaviare, marcada para o próximo dia 28 de fevereiro.

Em declarações à rádio Caracol, no hospital de San José de Guaviare, capital do Departamento, Pérez lamentou o atentado.

A polícia disse que os rebeldes atacaram o comboio de Pérez e abriram fogo, matando quatro guarda-costas da polícia e um quinto presente no local. Outras quatro pessoas ficaram feridas, incluindo Pérez, que teve um ferimento na perna.

As Farc enfrentam seu pior momento em décadas, depois de uma dura campanha de Uribe para enfraquecer o comando do grupo. Os rebeldes, contudo, ainda são uma grande ameaça em áreas rurais, auxiliados por fundos provenientes do tráfico de cocaína.

Em dezembro passado, as Farc sequestraram e mataram o governador do Departamento de Caqueta, em um raro ataque urbano. Luis Cuellar foi levado de sua casa e encontrado mais tarde com a garganta cortada.