O Brasil doou equipamentos para a Bolívia combater focos de incêndios que se espalharam por várias regiões do paísl. São roupas de proteção para os bombeiros, máscaras, capacetes, luvas e botas resistentes ao calor, extintores de incêndio, além de pás, machados, serras elétricas, jatos e tanques de água que têm valor de US$ 500 mil.

As informações são da imprensa oficial de notícias da Bolívia, a Agência Boliviana de Notícias (ABN). O embaixador do Brasil na Bolívia, Frederico Cézar de Araújo, afirmou que a doação é um sinal de solidariedade do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para os bolivianos.

A doação foi entregue pelo embaixador ao ministro da Defesa, Ruben Saavedra, e ao vice-ministro da Defesa Civil, Hernán Tuco. Saavedra disse que Lula atendeu a um pedido feito pessoalmente pelo presidente da Bolívia, Evo Morales.

O ministro da Defesa disse que os equipamentos serão encaminhados a voluntários e brigadas das Forças Armadas que combatem os incêndios florestais. Saavedra agradeceu as autoridades brasileiras “pela solidariedade, pelo apoio e pela resposta rápida para enfrentar as catástrofes naturais”.