Pular para o conteúdo
Geral

Brasil define novo padrão no trigo

O novo padrão de classificação do trigo brasileiro deve ser definido hoje(8), que norteará políticas públicas de preço e aquisição do governo federal a partir desta safra. A defesa das sugestões apresentadas durante o período de consulta pública – que já foi encerrado – reúne desde ontem representantes da Conab, do Ministério da Agricultura e […]
Arquivo -

O novo padrão de classificação do trigo brasileiro deve ser definido hoje(8), que norteará políticas públicas de preço e aquisição do governo federal a partir desta safra.

A defesa das sugestões apresentadas durante o período de consulta pública – que já foi encerrado – reúne desde ontem representantes da Conab, do Ministério da Agricultura e da Câmara Setorial de Culturas de Inverno, além de entidades e empresas que protocolaram propostas de modificação do texto original, elaborado pelo governo. As novas regras alteram classes e elevam padrões qualitativos em vigor desde 2001.

Entre as 45 páginas estão reivindicações de entidades gaúchas como Farsul, Fecoagro e Fundacep. Uma delas prega a redução do valor mínimo de força de glúten para níveis compatíveis com as condições climática no Estado.

Junto a outras características, isso determina se a farinha obtida a partir de uma cultivar de trigo servirá para a fabricação de pães, massas ou biscoitos. Atualmente, para ser classificado como tipo pão, o grão deve apresentar valor mínimo de 180 de força de glúten. Pelas novas regras, esse patamar subiria para 240.

O presidente da Comissão de Trigo da Farsul, Hamilton , avalia que a instrução normativa que deve resultar deste debate será determinante para o tamanho da próxima safra no Estado. O texto será encaminhado para sanção do presidente Lula.

Com 400 mil toneladas sem mercado, a semeadura no Estado começa neste mês. Informalmente, a Fecoagro prevê redução de 30% na área para 600 mil hectares. O levantamento da Conab divulgado ontem aponta que a área no país segue indefinida pelo comportamento do mercado e do preço do grão.

A produção nacional da safra passada foi de 5 milhões de toneladas, resultantes da produtividade média de 2.070 quilos por hectare.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Flamengo mantém tabu e derruba Bahia no Maracanã com gol solitário de Arrascaeta

Corpo de arquiteto desaparecido após show da Lady Gaga é encontrado

Após batida forte entre dois carros, Bombeiros ‘serram’ veículo para retirar vítima

Família procura por idoso que sofre da Doença de Alzheimer desaparecido neste sábado

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Idoso perde R$ 1,2 mil ao cair em golpe de falso advogado com conta de WhatsApp clonada

Últimas Notícias

Cotidiano

Dia das Mães deve ser ensolarado, mas com chance de chuvas em MS

Em Campo Grande, a temperatura deve variar entre 18ºC e 27ºC ao longo do dia

Charge

Presentes!

Esportes

Operário supera Creespom-DF e avança para a segunda fase do Brasileiro Feminino A3

Com um gol salvador de Aíssa nos acréscimos da primeira etapa, o Galo fez história e avançou para a segunda fase pela primeira vem sua história

Polícia

Confronto em Itaporã termina em morte após denúncia de violência doméstica

Na residência foram apreendidas três armas de fogo que seriam de posse do homem que acabou morto