A Secretária de Saúde de Batayporã Silvia Rosembaum, disse agora a pouco, durante entrevista ao repórter Alexandro da Conceição, no Informativo da Rádio Cidade FM 104,9, que o município necessita urgentemente de contratar novos médicos para suprir as vagas deixadas pelos médicos que estão se ausentando da cidade para prosseguir seus estudos, o que inclusive pode acarretar na possibilidade do fechamento do Hopital São Lucas, por falta de profissionais.

Silvia Rosembaum explicou que três médicos estão deixando a cidade, para prosseguir seus estudos, sendo o Dr. Gustavo, Dr.Mário e a Dr.ª Estela.

Foi apurado ainda que a Administração Municipal, através da Secretaria de Saúde está em busca de novos profissionais para serem contratados, porém até o momento nenhum médico interessado em atender o município foi localizado.

“A nossa situação está complicada. Eu, o Prefeito Edson e a direção do Hospital São Lucas estamos preocupados com esse problema. Nós estamos divulgando por vários meios de comunicação a existência de vagas para médicos em Batayporã, mas até o momento nenhum profissional manifestou interesse em nos atender”, explicou a Secretária.

Segundo ainda informou Silvia Rosembaum, até que haja a contratação de um novo médico, o atendimento será provisoriamente alternado entre o PSF e o Hospital, ou seja, será elaborada uma tabela de revezamento, para que a população não fique sem atendimento.

Durante a entrevista a Secretária comentou inclusive sobre a possibilidade do fechamento do Hospital São Lucas, caso não sejam contratados novos médicos. “Com a saída desses três profissionais que já mencionamos, restam apenas o Dr. Jercé Euzébio, Dr. João Rosembaum e os médicos Dr. Geovane e Dr. João Joaquim que vem de Taquarussu para prestar atendimento aqui. Infelizmante somente com esses profissionais não é possivel atendender toda a população, o que nos faz correr o risco de fecharmos o Hospital São Lucas, caso realmente não se consiga contratar novos médicos”, lamentou a Secretária Silvia, afirmando que tanto a Secretaria de Saúde quanto a Administração Municipal não estão medindo esforços para tentar efetuar essas contratações.

A entrevista foi finalizada, com a Secretária Silvia pedindo calma e compreensão às pessoas que necessitarem de atendimento médico nos próximos dias.

A reportagem do Nova News apurou que a atual administração repassa por mês o valor de R$ 65.000.00, onde são gastos com plantões médicos, viagens, serviços gerais, profissionais de raio x e profissionais de saúde.